A Polícia Militar registrou acionamentos em razão da prática conhecida como ‘rolezinho do grau’, na madrugada de Natal, em Itaúna, Pará de Minas, Belo Horizonte, Contagem, Betim, Sul de Minas e várias cidades de Minas.
Esses eventos irregulares acontecem em todo o Brasil. O rolezinho é um evento que reúne motociclistas, fazendo manobras em vias públicas, normalmente, em locais não apropriados para isso, o que significa que podem colocar a vida das pessoas e deles próprios em risco.
Na cidade de Matias Barbosa, um sargento do Corpo de Bombeiros é suspeito de ter matado a tiro um motociclista que participava do movimento.
Mas o que é rolezinho?
Geralmente, os envolvidos marcam os eventos pelas redes sociais, encontram-se nas ruas e avenidas nas madrugadas, para empinar motos, promover buzinaços, fazer o barulho conhecido como ‘rangangan’, acelerar a moto ao máximo, entre outros crimes de trânsito.
Infrações de trânsito cometidas nos rolezinhos do grau
Quem for flagrado empinando motocicleta poderá ser autuado pela conduta, classificada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) uma infração gravíssima.
- Além de multa no valor de R$ 293,47, o condutor pode perder a permissão de dirigir pelo período de 2 a 8 meses e (7 pontos),
- Participação em (racha ou rolezinho) evento não autorizado pelas autoridades de trânsito e segurança: infração gravíssima (7 pontos), com multa (R$ 293,47);
- Pilotar sem habilitação: infração gravíssima (7 pontos ao responsável), com multa (R$880,41) e apreensão do veículo;
- Pilotar sem capacete: infração gravíssima (7 pontos), com multa (R$ 293,47) e apreensão do veículo;
- Pilotar com escapamento aberto: infração grave (5 pontos), com multa (R$195,23) e apreensão do veículo.
Alterações nas motos
Mecânicos especializados em motocicletas, explicaram quais alterações são feitas pelos integrantes dos rolezinhos e que constituem infrações de trânsito.
- No escapamento, os infratores costumam furar a saída, com isso alteram o fluxo de ar e aumentam o barulho. Em outros modelos, chegam a retirar o bico do escapamento. Muitos deles removem os silenciadores das motos ou os coletores dos filtros de ar, também para produzir mais ruído.
De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), motocicletas fabricadas até o ano de 1998 podem emitir no máximo 99 decibéis (db). Para modelos de motos fabricados a partir de 1999, os níveis de ruído permitidos ficam entre 75 e 80 db.
Um dos mecânicos especializados disse já ter aferido motos que ultrapassavam os 140 decibéis, que é o mesmo nível de ruído de um motor a jato ou do disparo de uma arma de fogo.
A exposição prolongada do ouvido humano a sons acima de 85 decibéis pode causar danos permanentes à audição.
- Para melhorar o desempenho e fazer manobras arriscadas – e proibidas – os infratores removem partes desnecessárias do chassi para reduzir o peso da moto, tornando-a mais ágil e fácil de manobrar. Fazem, também, reforços estruturais que permitem empinar o veículo e até que entre em contato com o asfalto sem se partir.
- Muitos recorrem ao rebaixamento da suspensão para abaixar o centro de gravidade da moto, tornando-a mais estável durante manobras de alta velocidade. Uso de suspensões mais rígidas também dão ao piloto um maior controle. Pneus e rodas esportivos de materiais mais leves e resistentes também são usados pelos infratores.
Capital do grau
Belo Horizonte foi reconhecida, em agosto de 2022, como a capital nacional do grau, e chegou a ter um espaço destinado para a prática da modalidade. A arena grau ficava em uma área de 58.776m² na avenida Professor Clóvis Salgado, no bairro Bandeirantes, na região da Pampulha. No entanto, o convênio com a prefeitura para uso do espaço acabou e não foi renovado.
* Com informações do Denatran/ Detran/ Itatiaia/ Uai