Ômicron: Número diário de casos de Covid dobra em Minas

11/07/2022 | Minas Gerais

 

A vacinação, importante aliada contra o novo coronavírus, segue em toda Minas – Foto: Prefeitura de Itaúna/Divulgação

 

 

Os casos positivos de Covid-19 detectados em farmácias brasileiras nos primeiros dias de julho já atingem o patamar da primeira onda da variante Ômicron, ocorrida no início deste ano.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o índice de testes rápidos com resultado positivo, entre 27 de junho e 3 de julho, ficou em 35%.

 

A última vez que a quantidade de pacientes infectados no país esteve nesse patamar foi na semana de 31 de janeiro a 6 de fevereiro, com taxa de 36,07%, segundo a associação.

 

Em Minas Gerais, a taxa de positividade registrada em junho foi de 34,47%. Em janeiro deste ano era de 40,45%.

 

Segundo a Abrafarma, dos 105.339 testes rápidos realizados em farmácias mineiras no último mês, 36.313 deram positivo. A média diária de positividade já chega a 1.210.

 

Queda em laboratórios

 

Na contramão das farmácias, os laboratórios têm registrado tendência de queda no volume de exames em Minas. No Grupo Hermes Pardini, por exemplo, houve queda de 24% no volume de exames realizados entre 3 e 9 de julho. A quantidade de casos positivos também registrou queda de 2,7%.

 

De acordo com a infectologista do Hermes Pardini, Melissa Valentini, é possível que a redução dos indicadores esteja atribuída à estabilização dos casos, que também foi sugerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

 

“Possivelmente já atingimos o platô do vírus e teremos queda de percentual de positivos nas próximas semanas. As novas variantes, mais transmissíveis, se traduzem em um pico mais alto e mais fino, ou seja, maior número de casos em espaço de tempo menor”, observa a infectologista.

 

Proporção de infectados

 

Segundo a pesquisa da Abrafarma, apesar do aumento na procura por testes rápidos nas farmácias, a proporção exames em relação aos infectados é baixa.

 

Das 200.285 pessoas que realizaram testes em farmácias de 27 de junho a 3 de julho, 70.455 estavam com o vírus da Covid-19, o que representa cerca de 35% das testagens.

 

Vacinação contra a Covid-19

 

A vacinação, importante aliada contra o novo coronavírus, segue em toda Minas Gerais. Segundo a SES-MG, mais de 53 milhões de doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde. Veja o quantitativo de doses aplicadas:

 

1ª dose – 17.950.600
2ª dose – 16.327.428
Dose única – 514.483
1ª dose de reforço – 10.344.850
2ª dose de reforço – 1.986.993

 

Nova subvariante na China

 

Enquanto isso, os bloqueios para tentar conter a doença prosseguem na China. Xangai descobriu um caso envolvendo uma subvariante Ômicron BA.5.2.1, segundo um funcionário, sinalizando as complicações que a China enfrenta para acompanhar novas mutações à medida que segue sua política de “zero-covid”.

 

O médico brasileiro diz que o surgimento de novas subvariantes é comum e que ele acredita que “o número de casos no Brasil vai aumentar até, ao menos, o fim do mês”.

 

Por Hoje em Dia/ O Tempo 

 

 

 

Veja também