Vários estados brasileiros das regiões sudeste e sul enfrentam até quarta-feira 01/5, altas temperaturas. É mais uma onda de calor, que atinge o país. E, desta vez, em pleno outono.
Na prática, onda de calor significa que as temperaturas máximas ficam cinco graus acima da média para a estação, por pelo menos cinco dias.
No Centro-Oeste de Minas, as máximas devem aumentar em pelo menos 5 °C nos próximos dias. De acordo com a climatologista Alcione Wagner, a previsão é que os termômetros cheguem a 37 °C.
A área de pressão atmosférica na região central do Brasil, também faz com que uma massa de ar seco se instaure, impedindo a formação de nuvens e diminuindo a umidade do ar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta para a taxa que fica abaixo do ideal e pode trazer danos à saúde da população.
Mesmo que o El Niño perca força no próximo mês, devido às mudanças climáticas, o calor deve prevalecer com temperatura acima da média histórica entre 1 °C e 2 °C, além de chuvas abaixo da média entre 40 mm e 60 mm.
Pompéu permanece como a cidade mais quente da região. Em Itaúna os termômetros variam entre a mínima de 16 °C e máxima de 32 °C.