Operação Mar de Minas II apreende mais de R$ 2 milhões em produtos

10/04/2023 | Polícia

Forças de segurança de Minas realizaram a Operação “Mar de Minas II” –  Foto Tiago Ciccarini/ Sejusp

 

 

Em dois meses, a Operação ‘Mar de Minas II’ apreendeu mais de R$ 2 milhões em produtos, 600 unidades de drogas (6,5 kg de cloridrato de cocaína), 121 armas de fogo, 33 armas brancas e 17 simulacros na região do Lago de Furnas.

 

Foram presas ou conduzidas 745 pessoas e 34 adolescentes apreendidos. A Polícia Civil também lavrou mais de 1.000 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), instaurou 2.424 inquéritos e concluiu outros 2.521.

 

Os trabalhos foram encerrados no último domingo (9) e o balanço final foi divulgado nesta segunda-feira (10).

 

A operação foi realizada pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marinha do Brasil, Agência Nacional de Aviação Civil, Polícia Federal e Receita Federal. A coordenação e integração das forças foi da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

 

A ação ocorreu em 153 municípios que circundam o Lago de Furnas – a maior extensão de água do estado, com 1.440 km². Foi uma ampliação na área de abrangência em relação à primeira operação, realizada em setembro de 2022.

 

Mais resultados da operação

 

Nas frentes preventivas e repressivas, 862 pessoas foram abordadas, 72 autuadas por dirigirem embriagadas, 47 por recusarem o teste do etilômetro e 651 autos de infração aplicados. Foram 757 veículos fiscalizados; 630 foram apreendidos e 47 veículos foram recuperados.

 

A Marinha do Brasil, por meio da Delegacia Fluvial de Furnas, fiscalizou durante a operação 655 embarcações. Destas, 36 foram notificadas e cinco embarcações foram apreendidas. Dos condutores abordados, 13 estavam inabilitados e um estava embriagado. Cinco bares flutuantes foram notificados e um local foi interditado.

 

Lago de Furnas em Capitólio; imagem de arquivo – Foto Bombeiros/Divulgação

 

 

A Anac e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) somaram forças nesta nova etapa da operação. Nos trabalhos em prol do meio ambiente, ocorreram 1.220 fiscalizações, resultando em 371 autos de infração, 163 apreensões e 183 atividades suspensas/embargadas.

 

“A integração das forças de segurança em Minas é um exemplo nacional. Os alcances das operações integradas no estado mostram a importância dessa união de esforços, que tem conquistado outros parceiros”, destacou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.

 

 

Por G1 

 

 

Veja também