Inmet emite alerta para a região; pancadas de chuva e trovoadas são esperadas

13/12/2021 | Centro-Oeste, Itaúna

Os termômetros devem variar entre 16°C e 30°C – Foto Maria Fernanda Ramos/ Santana FM

 

 

Pancadas de chuva e trovoadas podem ser esperadas a qualquer hora do dia durante a semana no Centro-Oeste de Minas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve chegar com volume acentuado. O órgão emitiu um alerta de perigo de chuvas intensas nesta segunda-feira (13). O aviso começou a valer às 10h e está previsto para terminar às 10h de terça-feira (14).

 

Previsão do tempo

 

A semana na região deve ser de céu encoberto a nublado, com muita nebulosidade e condições favoráveis para chuva a qualquer hora. O motivo é o acúmulo de uma grande convergência de umidade e as áreas de instabilidade persistentes.

 

Quanto às temperaturas, segundo o Inmet, o esperado é estabilidade. Os termômetros devem variar entre 16°C e 30°C. A umidade relativa do ar fica acima de 80%.

 

O instituto ainda ressaltou que, nas próximas 24h, devem ter ser registrados grandes volumes de chuva nas regiões e que chuvas fortes são esperadas para as próximas 72h.

 

Alerta do Inmet

 

O alerta emitido pelo Inmet prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros em uma única hora, ou então, 100 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 60 km/h e 100 km/h.

 

Os riscos são de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Confira a previsão em algumas cidades:

 

  • Divinópolis 16°C 29ºC
  • Itaúna 17ºC 28°C
  • Nova Serrana 18ºC 28°C
  • Pará de Minas 17ºC 28ºC

 

 

 

Por G1 e Climatempo

Veja também