Pancadas de chuvas podem atingir Minas nesta terça-feira (31/8)

31/08/2021 | Centro-Oeste, Minas Gerais

 

A partir da quarta-feira (1°), a previsão indica um leve aumento nas temperaturas – Foto: Maria Fernanda/ Santana FM

 

 

Nesta terça-feira (31/8) último dia de agosto, o céu fica nublado, com possibilidade de chuvas na maior parte do estado. Já a umidade do ar sofre ligeiro aumento e deve chegar aos 40% na capital no período da tarde.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem atingir as Regiões Metropolitana, Central Mineira, Zona da Mata, Noroeste e Norte, nesta terça (31), mas não há previsão de ventos fortes.

 

A menor temperatura em Belo Horizonte foi registrada na estação meteorológica do Cercadinho, com 12,6°C, e a máxima não passa dos 25°C.

 

o Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, há previsão de chuvas fortes, até o período da noite.

 

Além disso, de acordo com os meteorologistas, a umidade do ar se eleva com o aumento de nebulosidade, e na capital deve ficar em torno de 40%. No Triângulo Mineiro pode chegar aos 30% até o final do dia.

 

A temperatura mínima do estado foi registrada no Sul de Minas, em Maria da Fé, com 8°C, e a máxima será no Norte com 33°C.

 

No Centro-Oeste

 

Já a partir da quarta-feira (1°), a previsão indica um leve aumento nas temperaturas.

 

A mudança, segundo o professor de climatologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Leandro de Godoi Pinton, é resultado dos impactos da passagem de uma frente fria que atingiu a região Sudeste no último fim de semana.

 

Setembro

 

O mês de setembro, que começa na quarta-feira, é considerado um período de transição climática.

 

“Ele é caracterizado por uma tendência de retomada da precipitação e aumento das temperaturas”, informou Pinton.

 

No dia 22 de setembro, o inverno chega ao fim e começa uma nova estação, a primavera. Devido a essa transição, de um período seco para um período mais chuvoso, o esperado são oscilações na umidade e na precipitação.

 

 

 

 

Veja também