Pará de Minas registra primeiro óbito por tuberculose

19/02/2025 | Centro-Oeste

 

Brasil possui um dos maiores programas de combate à tuberculose no mundo – Foto Dr Cesar Castellan

 

 

Pará de Minas registrou o primeiro óbito por tuberculose em 2025, reforçando a necessidade de conscientização sobre a doença, que ainda representa um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

 

Identificada como uma infecção bacteriana transmitida pelo ar, por meio de gotículas eliminadas ao tossir, espirrar ou falar, a tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos.

 

Os sintomas mais comuns incluem tosse persistente por mais de três semanas, febre, suores noturnos, fadiga e perda de peso. Se não diagnosticada e tratada a tempo, pode evoluir para formas mais graves e levar a morte.

 

Enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, Karina Merlin – Foto Rádio Espacial

 

 

Enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, Karina Merlin traz detalhes sobre o perfil do paciente de 24 anos, diagnosticado com a doença:

 

 

 

A principal forma de prevenção da tuberculose é a vacina BCG, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela é aplicada em recém-nascidos e protege contra as formas mais graves da doença, como explica Karina:

 

 

O Brasil possui um dos maiores programas de combate à tuberculose no mundo. O tratamento, oferecido gratuitamente pelo SUS, tem duração de no mínimo seis meses e deve ser seguido rigorosamente para garantir a cura e evitar o desenvolvimento de cepas resistentes aos antibióticos:

 

 

Em 2024, 20 casos foram confirmados em Pará de Minas, onde 10 concluíram o tratamento, 7 seguem em acompanhamento, 2 estão dando continuidade em outro município, enquanto o último foi descartado no decorrer da intervenção médica.

 

*Com informações JC Noticias /Júlia Mendonça

 

 

 

 

 

Veja também