Por Luigi Stéfano
Partido REDE e Dr. Élvio Marques pedem retratação.
Vejam só caros leitores , internautas e ouvintes da Rádio e Portal Santana FM. Vivemos a cada dia , com crise ou sem crise, um processo contínuo de amadurecimento de nossa democracia, mas que infelizmente não é bem deglutida (tipo não desce redooondo) por pessoas e instituições que fazem parte deste processo grandioso que envolve inclusive e principalmente a política brasileira, hoje tão mal vista e com imagem tão maculada em razão das ações de representantes da população , nas Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados , Senado, sem falar é claro dos Ministérios e da própria Presidência.
Ter o nome citado ou lembrado em uma matéria jornalística, dentro do contexto política e até de outros, está se tornando cada vez mais, uma coisa melindrosa para algumas pessoas ou instituições que por nada, se sentem atacadas, ofendidas, difamadas, agredidas e não sei mais o que, quando o que basta apenas é uma atenda leitura, afastando desta, as interpretações pessoais para entender o que foi escrito e o que foi exposto. Claro, sempre existe a possibilidade de ofensa e crítica mais feroz, mas isto se dá quando algo ou alguém é o alvo de uma denúncia ou observação direta quanto a seus atos e ações. Em matéria publicada em nosso portal e apresentada no programa Tribuna Livre (Segunda a sexta 17:00hrs. – 96,9FM) no dia 23 de Dezembro deste ano e intitulada “Escolha de secretários começa a revoltar partidos”, Leia: https://santanafm.com.br/2016/12/23/escolha-de-secretarios-comeca-a-revoltar-partidos/, este jornalista que vos escreve, apresentou alguns acontecimentos recentes do cenário político Itaunense, mais especificamente com relação ao processo de formação do grupo executivo que assessorará o então eleito Prefeito Neider Moreira, a partir de 1 de Janeiro de 2017. O enredo da matéria trata de um processo de escolha de auxiliares que mexe e causa tensão nos partidos políticos da base de apoio do prefeito eleito que pleiteiam, SIM, todos eles indistintamente um cargo na administração da cidade entre o 1º,2º e 3º escalão e mais alguns de confiança, ou manutenção de quem já está, em razão do apoio que foi dado ao candidato majoritário etc.. etc.. e tal. E isto diga-se de passagem não é novidade para ninguém, acontece aquí e no país inteiro.
Na matéria em questão foram citados todos os partidos da base coligada para a eleição do então candidato Neider Moreira, dentre eles A REDE SUSTENTABILIDADE e um dos seus afiliados e correligionário, o médico cardiologista DR. ÉLVIO MARQUES.
Pois, estes dois personagens da matéria pedem retração, melhor, em oficio enviado à emissora EXIGEM que nos retratemos. Perguntamos, retratar o que? Leiamos o que está previsto no inciso V do art. 5º, da Constituição Federal, em um de seus parágrafos: ”O direito de resposta não se restringe aos fatos e opiniões procedentes dos veículos de comunicação e demais órgãos de informação. Toda manifestação, em qualquer ambiente, público ou privado, que esteja a causar uma ofensa ou agravo a alguém, pode ser respondida, utilizando-se o titular do direito dos mesmos meios e espaços ocupados por aquele que deu origem à resposta. Trata-se de um direito subjetivo público de aplicação imediata.
A pergunta que fazemos é: Onde se leu na matéria alvo dos reclamantes OFENSA OU AGRAVO, ser citado como personagem dentro do contexto editorial, não caracteriza tal infração. A parte do texto que cita o ilustríssimo cardiologista e político itaunense e seu respectivo partido A REDE, é o que se segue: “….Naquela época, dada a notada falta de experiência na área de administração municipal, já que surpreendeu a todos ter sido eleito, vencendo à época o Dr. Cardiologista, político e “prefeitável” sempre Élvio Marques, Eugênio Pinto, abriu as portas da prefeitura para organização administrativa PT (Partido dos Trabalhadores).
Em contato telefônico à emissora o citado político manifestou seu descontentamento com o uso da expressão “prefeitável” utilizada por este jornalista, que nada mais significa: Derivado de prefeito; aquele que aspira ser candidato à prefeitura de um município. Pode ser chamado, também, de prefeitável.
Por acaso o Dr. Élvio Marques, já não foi candidato a prefeito em Itaúna em épocas passadas? Dr. Élvio Marques não teve seu nome lançado no Hall dos candidatos para as eleições de 2016? Então ele é sim um prefeitável como citou a matéria e tal citação não causa ofensa, denigre, difama ou macula a imagem de ninguém, pelo contrário, escreve e destaca seu nome, respeitável que é, no cenário e na história política do município, e a Rede? tá balançando em protesto e em vão, ou o partido não compôs a base de sustentação da campanha política de Neider Moreira? Onde está a difamação ou ofensa?
A nota com exigência de retratação, destaca que o “Partido caminha em perfeita HARMONIA com prefeito eleitor Neider e apoia TODAS as suas decisões…..” . Vale destacar aqui que o Dr. Élvio Marques, já foi designado pelo prefeito Neider Moreira para ser o próximo Secretário de Assistência Social de Itaúna, por conseguinte, o Partido A REDE, já foi contemplado com um dos postos dos escalões superiores como dita a regra.
Perguntinha pra gente dar por encerrada a retratação exigida: E se ninguém do partido A REDE, tivesse sido escolhido para ocupar o governo, teriam pedido retratação da matéria?
(Abaixo oficio enviado pelo Dr. Élvio e pela Rede Sustentabilidade)
Abraços e FELIZ 2017.