Subiu para 134 o número de pessoas que foram realocadas após um deslizamento em pilha de rejeitos da mina Turmalina, localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará, na manhã do sábado 7/12.
A informação foi confirmada pela empresa Jaguar Mining, responsável pela unidade, na tarde deste domingo 8/12. Pela manhã, o número de moradores retirados de casa era de 79. As pessoas retiradas foram levadas para casa de familiares e hotéis.
Ainda na nota, a Jaguar lamentou o ocorrido e disse que presta toda a assistência necessária. Além disso, pediu para que os moradores retirados não voltem para as casas para retirar pertences por questão de segurança.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a área de uma casa ficou danificada após o deslizamento de rejeitos sólidos e da movimentação de terra no local. Os trabalhadores da mina também foram evacuados. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), um posto de abastecimento de combustível da mina foi parcialmente atingido, mas os tanques permaneceram intactos. Um estudo para o esvaziamento seguro dos tanques, que comportam aproximadamente 15 mil litros de diesel foi iniciado.
Um tanque contendo 43 m³ de emulsão, a princípio inerte, utilizado para atividades de mineração também foi atingido, mas também foram preservados, segundo a empresa.
📹 Reprodução Redes Sociais
*Com informações G1