Na noite dessa quarta-feira (19/10), o pastor André Valadão publicou um vídeo em redes sociais em que desmente informações falsas e enganosas que tem propagado sobre o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores (PT).
Na publicação, o líder religioso afirma que a retratação foi “a pedido do TSE”. Mas o Tribunal Superior Eleitoral informou ao Portal UOL que não houve intimação contra o pastor.
“Dias atrás recebi em minha residência uma intimação do TSE, através do senhor Alexandre de Moraes”, conta o pastor da Igreja Batista da Lagoinha. No vídeo, Valadão declara que Lula “não é a favor do aborto. Lula não é a favor da descriminalização das drogas. Lula não é a favor de liberar pequenos furtos”.
Vestindo uma camisa preta, com um fundo preto e música dramática como trilha sonora, o evangélico desmente uma informação enganosa que costuma propagar em suas redes sociais, em que o petista é a favor de flexibilizar as leis relacionadas a pequenos furtos e, assim, permitir que criminosos fiquem livres.
“Os trombadinhas entrarão na sua casa, roubarão sua TV, roubarão seu celular, você correrá risco de vida e nada acontecerá com eles”, disse Valadão durante a retratação, acenando negativamente com a cabeça.
Sobre a regulação da mídia, outro assunto frequentemente abordado pelo pastor em suas redes sociais, ele também desmentiu dizendo que “Lula não é a favor, literalmente, de colocar uma regulação da mídia, onde você vai perder o poder de expressar sua opinião, expressar o seu culto”. “É isso. Deus abençoe o Brasil”, finalizou o religioso.
Na retratação, André Valadão não forneceu detalhes sobre a intimação do TSE e nem esclareceu se o Tribunal teria determinado que os conteúdos com informações falsas deveriam ser retirados do perfil dele.
Ao Portal UOL, a assessoria do TSE negou a existência de qualquer intimação contra o pastor sobre o tema. O Correio entrou em contato com a assessoria de imprensa do TSE para confirmar a intimação e saber se existe um processo contra o pastor, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.
.