PBH captura mais um morcego com vírus da raiva e total chega a 14

8/08/2022 | Minas Gerais

Minas já confirmou 4 mortes pela raiva neste ano, todas no Vale do Mucuri – Foto Pixabay

 

 

 

Mais um morcego diagnosticado com raiva foi capturado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), desta vez na região Nordeste da capital. De acordo com informações enviadas pelo executivo municipal nesta segunda-feira (8), ao todo, 14 morcegos que tiveram diagnóstico positivo para a doença foram recolhidos em Belo Horizonte desde o início deste ano. Cinco animais foram capturados na regional Centro-Sul, um na Oeste, dois em Venda Nova, dois na Leste, três na Pampulha e um na Nordeste.

 

Em toda Minas Gerais, quatro pessoas morreram por causa da raiva só em 2022. Todos os óbitos foram registrados em Bertópolis, localizado na região do Vale do Mucuri, e estão relacionados à mordedura de morcego.

 

Alerta

 

Por se tratar de uma enfermidade altamente letal, a situação é vista como preocupante por especialista. Profissionais destacam a importância de agir com rapidez e precisão para evitar resultados positivos também em humanos.

 

“Os acidentes com animais passam a ser mais preocupantes. Se uma pessoa é mordida por um animal, quais as chances de ela se contaminar em uma cidade onde há 20 anos não há casos da doença? Por outro lado, quais as chances quando o vírus está circulando e só em um ano foram detectados 13 morcegos com a doença?”, questiona o infectologista e diretor médico na Target Medicina de Precisão, Adelino de Melo.

 

“A raiva é uma doença extremamente grave, seríssima, mata muito rápido”, destaca o infectologista Leandro Curi. “No caso do morcego, não significa que ele vai morrer por causa da doença; ele pode conviver com ela. E um morcego pode contaminar o ser humano, se for manipulado”, destaca.

 

Segundo informações do Ministério da Saúde, a letalidade da raiva é de aproximadamente 100%.

 

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a circulação do vírus da raiva é mantida sob vigilância contínua pela Secretaria Municipal de Saúde. “Sempre que é feito o recolhimento de algum animal com suspeita da doença são realizadas ações de prevenção e bloqueio vacinal para evitar novos casos em animais domésticos”, afirma.

 

Vacinação de animais em Itaúna

 

Os agentes de saúde da Secretaria Municipal vão percorrer todas as localidades rurais do município fazendo a aplicação de doses contra a raiva para cães e gatos ate dia 18/08.

 

A Secretaria de Saúde pede que os proprietários tenha especial atenção e ajude no rastreio e manuseio dos animais, facilitando o trabalho dos profissionais.

 

O Dia D da campanha na área urbana esta mantido para 20/08, um sábado, das 8h às 16h, em todas as unidades de saúde da cidade.

 

Com O Tempo 

 

 

 

 

Veja também