PDT pede que chapa de Bolsonaro fique inelegível por atos do 7 de Setembro

8/09/2022 | Brasil

Jair Bolsonaro e Braga Netto participam do desfile cívico-militar – Foto Antonio Cruz/Agência Brasil

 

 

Um dia após as manifestações do Bicentenário da Independência, o PDT acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pediu que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu vice sejam declarados inelegíveis.

 

O partido aponta abuso de poder político e econômico no desfile cívico-militar do 7 Setembro com uso de dinheiro público “apenas para satisfazer os interesses da campanha eleitoral dos investigados”.

 

O entendimento da oposição é de que o presidente usou o palanque para promover sua imagem, fazer campanha e incentivar seus apoiadores. Chamou a atenção a presença do empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan e apoiador do presidente, ao lado do mandatário.

 

Já o candidato à vice, general Walter Braga Netto, ficou a maior parte do tempo em segundo plano no palco junto do atual vice-presidente Hamilton Mourão.

 

“Por ser um ato público destinado a louvar um fato histórico para o país, o evento não poderia ter sido transformado em um palanque eleitoral, com a utilização de toda estrutura custeada com dinheiro público”, afirma o PDT.

 

De acordo com o partido, o custo do evento realizado em Brasília foi de R$ 3,3 milhões, o que representa valor de 247% maior do que o gasto na mesma data de 2019. A sigla diz que foram violados princípios da administração pública e isonomia entre candidatos.

 

Outro ponto criticado foi o uso dos meios de comunicação, já que o desfile foi transmitido pela estatal TV Brasil.

 

O pedido apresentado pelo partido de Ciro Gomes, que também disputa o Planalto, será relatado pelo ministro Benedito Gonçalves, novo corregedor eleitoral.

 

As equipes jurídicas de outras campanhas também pretendem entrar com ações semelhantes. É o caso do União Brasil, que indicou a candidatura da senadora Soraya Thronicke, e da coligação “Brasil da Esperança”, cujo candidato é o ex-presidente Lula (PT).

 

Por O Tempo 

 

 

Veja também