Pesquisa: 8 em cada 10 brasileiros acham que o Brasil é racista

28/07/2023 | Brasil

Apesar desses números, 85% não consideram que tenham atitudes racistas – Foto Portal Marcos Santos

 

 

Oito em cada 10 brasileiros consideram o país racista, segundo pesquisa realizada em todas as regiões. Entre os que veem o Brasil dessa forma estão a maioria das mulheres pretas e pardas, homens pretos, moradores de municípios periféricos e pessoas com renda familiar de até um salário mínimo.

 

Na outra ponta, 11% discordam totalmente. Nesse grupo, 18% são pessoas com 60 anos ou mais; 15% são homens brancos; e 15% são pessoas com alinhamento político à direita.

 

Vinte e quatro por cento disseram que já sofreram racismo e mais da metade afirmou que já presenciou alguma situação. O estudante universitário João Gabriel de Andrade sofreu um ataque racista de uma colega da escola quando era criança.

 

Apesar desses números, 85% dos entrevistados não consideram que tenham atitudes racistas.

 

O coordenador de projetos do Peregum, Instituto de Referência Negra, responsável pela pesquisa, Márcio Black, diz que as pessoas entendem o racismo como o maior gerador de desigualdade, mas não conseguem enxergá-lo no dia a dia.

 

A maioria acredita que existe diferença na forma como pessoas negras e brancas são tratadas pela polícia e que os negros são mais criminalizados e punidos.

 

A pesquisa realizada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) foi divulgada nesta quinta-feira 27/7, mostra que 81% da população brasileira consideram o Brasil um país racista. O estudo “Percepções sobre o racismo no Brasil” foi encomendado pelo Instituto de Referência Negra Peregum e pelo Projeto Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista (Seta).

 

Com informações da TV Brasil

 

Veja também