Ipec: Lula lidera em SP e MG, e Bolsonaro no DF; RJ tem empate

31/08/2022 | Brasil

Candidatos no debate da TV Band – Foto Miguel Schincariol/AFP, Carla Carniel/Reuters e André Penner/AP

 

 

Pesquisas de intenção de voto do Ipec em quatro estados e no Distrito Federal, divulgadas nesta terça-feira (30) pela TV Globo, mostram que o ex-presidente Lula (PT) oscilou três pontos para baixo em São Paulo – de 43% para 40% -, e três para cima em Minas Gerais – de 42% para 45%, em relação ao último levantamento de 15 de agosto.

 

Já o presidente Jair Bolsonaro se manteve estável em São Paulo – com 31% -, e oscilou um ponto para cima em Minas Gerais – de 29% para 30%. Todas as variações dos dois candidatos ficaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Levantamentos feitos entre os dias 27 e 29 de agosto são os primeiros divulgados após o debate entre presidenciáveis no domingo (28).

 

Intenção de voto de Lula e Bolsonaro em 4 estados e no DF

 

O último levantamento nacional, divulgado na segunda-feira (29), apontou que o ex-presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto, com 44%, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Os percentuais de ambos não tiveram alteração em relação à pesquisa anterior, de 15 de agosto.

 

As pesquisas estaduais também apontam que Ciro Gomes subiu de 4% para 8% em Pernambuco, acima da margem de erro. No estado, Lula oscilou três pontos para baixo e lidera com 60% das intenções de voto. Bolsonaro permaneceu estável, com 22%.

 

O Distrito Federal é o único dos cinco locais pesquisados em que Bolsonaro aparece à frente de Lula, com 38% das intenções de voto, contra 31% do ex-presidente. Na pesquisa anterior, tinham 40% e 32%, respectivamente. Já a candidata Simone Tebet (MDB) cresceu acima da margem de erro no Distrito Federal, passando de 2% para 6%.

 

No Rio de Janeiro, todos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro. Lula tem 39% (tinha 41%), Bolsonaro 36% (tinha 37%), Ciro 36% (tinha 37%) e Tebet 3% (tinha 2%).

 

Por G1 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também