A Polícia Civil informou que instaurou inquérito para apurar as causas do incêndio em ônibus do transporte público de Itaúna. O caso foi registrado na manhã desta quinta-feira 16/3, na Rua Pedro Lourenço Fonseca, no Bairro Morada Nova II.
Assim que acionada, equipes da Polícia Civil estiveram no endereço para coleta de vestígios e informações. As investigações prosseguem.
De acordo com o motorista do ônibus, dois indivíduos encapuzados entraram no coletivo, derramaram gasolina e colocaram fogo no ônibus e fugiram em um VW Logus Cinza. A motivação, bem como a localização dos autores ainda está em averiguação.
ITAÚNA: A #PCMG informa que instaurou inquérito para apurar as causas do incêndio ocorrido em um ônibus, nesta quinta (16/3), no bairro Morada Nova II. Assim que acionada, equipes da #PCMG estiveram no local para coleta de vestígios e informações. As investigações prosseguem. pic.twitter.com/8RLtyNxErs
— Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) (@pcmgoficial) March 16, 2023
Incêndio seria criminoso
De acordo com a Polícia Militar, o incêndio foi criminoso e ainda não há detalhes se algo foi falado sobre a motivação do ato.
Em janeiro deste ano, depois de um outro ônibus ser queimado em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, uma carta assinada por detentos do sistema prisional mineiro foi entregue ao motorista do veículo.
Itaúna, de quase 100 mil habitantes, é um dos mais de 20 municípios que estavam no “caminho” da ameaça dos presidiários feita em janeiro de 2023. A PM informou que ainda não pode afirmar se os crimes têm alguma ligação.
Animais morreram
Um cão foi encontrado já em parada cardiorrespiratória devido ao grande volume de fumaça. Apesar de várias tentativas de reanimação, o animal veio a óbito. A família informou que uma maritacaca também faleceu intoxicada pela fumaça.
Três viaturas, sete militares e 7 mil litros de água foram usados para atender esta ocorrência. A causa do incêndio não foi relatada aos bombeiros e a situação foi repassada à perícia da Polícia Civil e Polícia Militar.
Incêndio no Morada Nova
Um ônibus do transporte coletivo foi incendiado na manhã desta quinta-feira 16/03, no ponto final do Bairro Morada Nova. A fumaça podia ser vista de outros bairros, inclusive da rodovia MG-431.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada às 07h08, para combater um incêndio em um ônibus de linha urbana que estava estacionado e sem passageiros.
Chegando no local, a guarnição se deparou com o veículo totalmente tomado pelas chamas. O incêndio no ônibus também propagou para um bar e residências adjacentes com presença de animais.
Os militares iniciaram o combate confinando o incêndio e isolando a fiação elétrica que havia sido rompida. Enquanto alguns membros da equipe de bombeiros combatiam o incêndio, outros iniciavam a busca nas residências afetadas pela fumaça intensa por vítimas.
O incêndio foi combatido com o uso de duas linhas, uma linha de combate ao incêndio que tomava o ônibus e outra linha para proteger o estabelecimento comercial e demais residências. Além do ônibus, o cômodo de uma das residências foi afetado pelas chamas, sendo combatido com êxito.
Casa pega fogo após ônibus ser incendiado e cãozinho morre em Itaúna