Fugitivo da cadeia de Ibirité troca tiros com a PM de Rio Manso, foge novamente mas é recapturado
*Edson Ferraz
A Policia Militar de Rio Manso, Região Metropolitana de BH, prendeu na manha deste domingo 22/01 um dos fugitivos do Presídio Regional de Ibirité também na Região Metropolitana.
Desde que 10 detentos fugiram da cadeia em Ibirite no domingo passado 15/01, a Policia Militar de Rio Manso havia recebido a denúncia de que algum dos fugitivos teria sido visto pegando um táxi em direção a cidade.
Fuga e perseguição
De acordo com a PM na tarde deste sábado 21/01 militares recebeu a informação que tinha um homem na cidade que parecia com um dos fugitivos. Rapidamente a viatura se deslocou e o militares conseguiram abordar o suspeito de nome Honesson no Bairro Santa Luzia. Enquanto era verificado seu prontuário, o homem saiu correndo, fugiu por um lote vago atirando com um tipo de arma de fogo contra os policiais que responderam efetuando vários disparo, mas ninguém ferido.
A partir daí a PM começou um rastreamento pela região, populares informaram que o indivíduo estava em uma casa as margens da LMG-831 na localidade de “Pinguelas” saída para Bonfim. Ao perceber a chegada dos militares Honesson conseguiu fugir novamente por um matagal em direção ao povoado de Limeira na noite deste sábado 21/01. Durante perseguição um dos PMs sofreu ferimentos nos dois braços e lesões em dois dedos da mão direita sendo atendido e medicado na Policlínica de Rio Manso.
Prisão do fugitivo
Na manha deste domingo 22/01, em continuação aos rastreamentos da noite passada, os PMs de Rio Manso foram ate o povoado de Limeira, onde o pai de criação do fugitivo tem uma casa em construção.
Segundo os policiais, ao chegar no local e entrar no imóvel, o homem tentou fugir pulando uma janela, mas foi imobilizado e preso pelos PMs, sendo levado a policlínica da cidade para ser medicado e em seguida levado a delegacia, para que o delegado tome as providencias já que Honesson é um dos 10 fugitivos da cadeia de Ibirité.
Fuga no presidio em Ibirité
De acordo com a Polícia Militar, os detentos cerraram as grades das celas por volta das 3h da madrugada no domingo passado dia 15/01, chegaram ao pátio e saíram da unidade usando uma “teresa” – um tipo de corda artesanal. Após a fuga, os detentos tiraram as roupas do sistema prisional e as deixaram no entorno do presídio.
Como tem havido várias rebeliões nos presídios do Norte do Brasil desde o início do ano, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) informou que não houve registro de motim ou rebelião na unidade. Também não houve feridos.
A capacidade do presídio de Ibirité é para aproximadamente 100 detentos. Porém, o número de internos seria superior a 150. Minas Gerais tem hoje 69,2 mil detentos. O total de vagas, no entanto, é de 38,5 mil.
A situação, segundo o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de Minas Gerais, Adeílton de Souza Rocha, aumenta o risco de rebeliões. O dirigente afirma que a falta de investimentos para construção de presídios no Estado é a principal causa da superlotação dos estabelecimentos de detenção em Minas. (Com Agência Estado)