Mais uma fábrica de sabão em pó falsificado foi descoberta no Centro-Oeste de Minas. Desta vez, o caso foi em Divinópolis, no Ermida, na quarta-feira 21/8.
Graças a uma denúncia anônima, a Polícia Militar monitorou um galpão, que estaria em operação há cerca de 30 dias, e confirmou a atividade criminosa.
No endereço foram encontradas aproximadamente 24 toneladas de matéria-prima para a falsificação do produto e 9.874 caixas de sabão já embaladas, prontas para a comercialização, além de embalagens da marca OMO, que foi a principal vítima no caso. O material apreendido ficará sob responsabilidade da Receita Estadual.
Dois homens foram presos: um encarregado de 47 anos e o motorista de um caminhão, de 58 anos. Ambos foram encaminhados ao sistema prisional, segundo a Polícia Civil, que investiga o caso.
Os 17 funcionários que estavam no galpão foram identificados e registrados no boletim de ocorrência; eles serão ouvidos pela Polícia Civil. Além disso, uma máquina e três veículos foram apreendidos.
O inquérito para apurar a origem e o destino da carga, bem como identificar outros envolvidos, segue em andamento na Delegacia Regional de Polícia Civil em Divinópolis.
Uma máquina e três veículos foram apreendidos. A Receita Estadual e a perícia da Polícia Civil também foram acionadas e estiveram no local para as devidas providências.
Como identificar sabão falsificado
Segundo a Unilever, existem sinais que podem ajudar o consumidor a identificar casos suspeitos de falsificação de produtos, como:
- A qualidade do fechamento do cartucho;
- A cor, brilho e impressão: as embalagens produzidas em fábrica passam por controles que garantem o recebimento dos materiais conforme um padrão definido, portanto não é esperado uma variação significativa entre as embalagens;
- A codificação primária (data de fabricação, validade e lote): produções em fábrica são feitas através de gravação a laser de forma destacada;
- Cor, textura, perfume e performance do produto: padrão conforme o usual em comparação ao que consumidor está acostumado a usar.
O consumidor pode relatar os casos suspeitos para análise e orientação entrando em contato com o SAC pelo site unilever.com.br/contact/ ou no telefone 0800-707-9977.
O que diz a Unilever, fabricante do OMO
A Unilever, empresa responsável pela marca OMO, que destacou que “a OMO está acompanhando de perto as investigações dos casos de falsificação de sabão em pó dos quais é vítima em cooperação com as autoridades policiais. Neste caso, não está sendo diferente”.
Ainda conforme a nota, existem sinais que podem ajudar o consumidor a identificar casos suspeitos de falsificação de produtos, como:
– A qualidade do fechamento do cartucho;
– A cor, brilho e impressão: as embalagens produzidas em fábrica passam por controles que garantem o recebimento dos materiais conforme um padrão definido, portanto não é esperado uma variação significativa entre as embalagens;
– A codificação primária (data de fabricação, validade e lote): produções em fábrica são feitas através de gravação a laser de forma destacada;
– Cor, textura, perfume e performance do produto: padrão conforme o usual em comparação ao que consumidor está acostumado a usar.
O consumidor pode relatar os casos suspeitos para análise e orientação entrando em contato com o SAC pelo site https://www.unilever.com.br/contact/ ou no telefone 0800-707-9977.
*Com informações G1