Pontos de alagamentos são registrados em várias regiões de Itaúna

7/03/2024 | Itaúna

 

Rua Jose Nogueira dos Santos no Bairro Parque Jardim sempre inunda – Foto enviada a Rádio Santana

 

 

As águas da forte chuva que caiu em várias partes de Itaúna, no começo da noite desta quarta-feira 06/3, voltou a causar alagamentos e transtornos na cidade e zona rural.

 

A Rua Jose Nogueira dos Santos no Bairro Parque Jardim sempre inunda quando chove forte. E nesta quarta não foi diferente. A via fica na divisa entre o cemitério e o aterro controlado.

 

De acordo com o advogado Athos, representante dos moradores do Condomínio Quintas do Sol, a rua recebe água da Avenida João Moreira de Carvalho, que deságua na porta de um condomínio financiado pelo Minha Casa Minha Vida, pessoas simples e trabalhadoras.

 

Athos afirma que não foi feito estrutura para nada, só deram o habite-se para o Condomínio Não tem captação que comporte toda a água que vem da parte de cima do Parque Jardim.

 

Casas do Condomínio Quintas do Sol já foram alagadas mais de seis vezes – Foto enviada a Rádio Santana

 

 

O advogado disse que é um problema sistemático. Desde 2018 os moradores estão na luta, tentando na Prefeitura de Itaúna, uma obra de captação para conter o volume de água despejado nas residências.

 

Uma petição de fevereiro de 2021 solicita a reconstrução de muros derrubados e o nivelamento da Avenida João Moreira de Carvalho, de modo a escoar a água da chuva.

 

As casas do Condomínio Quintas do Sol já foram alagadas mais de seis vezes.

 

Outras aéreas de Itaúna

 

Bairro Veredas, a Rua Grafite esquina com a Rua João Ferreira da Silva sempre alaga – Foto enviada a Rádio Santana

 

 

No Bairro Veredas, a Rua Grafite esquina com a Rua João Ferreira da Silva também registrou alagamento na noite de ontem. De acordo com a moradora, tem mais de 1 ano que ela está tentando uma solução, junto ao Secretário de Infraestrutura e nada foi feito.

 

A rua Grafite sempre fica alagada quando chove de forma mais intensa, porque segundo a moradora não tem vazão suficiente para a enxurrada que finaliza na rua

 

Também foram registrados alagamentos na Avenida Manoel da Custódia e Rua Cunha Quitão. No Bairro Três Marias, imóveis em pontos mais baixos foram afetados.

 

Cruzamento de ruas e avenidas alagado na Chácara do Quitão – Foto enviada a Rádio Santana

 

 

Maior alagamento

 

Segundo a Defesa Civil, o maior registro de alagamento ocorreu na Avenida Manoel da Custódia, onde tem as obras de substituição de adutoras do Ribeirão Ponte Quebrada, ainda em razão das chuvas de outubro e novembro do ano passado. A Secretaria Municipal de Infraestrutura foi acionada ainda a noite de quarta para realizar a limpeza do trecho.

 

Segundo os moradores, no Córrego do Soldado, zona rural de Itaúna, também houve a queda de um talude de grande porte, que prejudicou o tráfego de veículos.

 

De acordo com a Defesa Civil, a única ocorrência registrada, foi a queda de um muro, sem vítimas. O órgão segue monitorado toda a cidade e identificado pequenos alagamentos.

 

Motoristas, pedestres e moradores devem redobrar a atenção, no local que está em obras de captação pluvial.

 

Contatos da Defesa Civil em Itaúna

 

199

37 3241- 8158

37 9. 8401 – 8973 – Plantão 24h

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também