População de rua em Itaúna diminui mais de 50%, segundo prefeitura

13/12/2023 | Itaúna

A população em situação de rua de Itaúna é de 22 moradores atualmente – Foto José Cruz/Agência Brasil

 

 

Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou um aumento impressionante de 935,31% na população em situação de rua no Brasil nos últimos dez anos.

 

Os dados foram coletados a partir do Cadastro Único do governo federal e apontam um salto de 21.934 pessoas em 2013 para 227.087 até agosto de 2023.

 

Aqui em Itaúna, os dados estão bem diferentes dos números do Brasil.  De acordo com dados atualizados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Posto Avançado do Migrante, no final de novembro de 2023 a população em situação de rua de Itaúna é de 22 moradores.

 

Segundo a prefeitura, os bons resultados muito se deve ao trabalho realizado pela secretaria.

 

Dentre os principais motivos dos números do município estar na contramão, desta análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), está o fortalecimento de vínculos familiares, oportunidade de emprego em empresas da cidade, encaminhamento à secretaria de saúde para aquelas pessoas que têm dependência química, apoio as famílias de maneira contínua e abordagem social manhã, tarde e noite.

 

 

 

 

 

 

Veja também