
Secretário Fernando Henrique disse que a população ficou totalmente prejudicada – Foto Portal MPA
A Prefeitura de Divinópolis se posicionou sobre a paralisação do transporte coletivo na cidade, deflagrada na madrugada desta segunda-feira 10/3.
O Secretário de Governo, Fernando Henrique, em entrevista ao Portal MPA destacou que, na última sexta-feira 07/3, a promessa era de que não haveria greve e que foi surpreendido pela decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Divinópolis (Sinttrodiv).
“O consenso alcançado no encontro indicava que a greve de hoje era ilegal. Na sexta-feira, o presidente do Sindicato chegou a fazer um pronunciamento oficial ao lado do Prefeito, garantindo que não haveria paralisação. Deveria ter sido realizada uma nova notificação, respeitando o prazo de 72 horas. Além disso, como o transporte público é um serviço essencial, ele não poderia ser totalmente interrompido, sendo obrigatório manter, no mínimo, 30% da frota”, explicou o Secretário.
O Secretário ainda lamentou que foi a população que ficou totalmente prejudicada, pois foi enganada pelo Sindicato.
Logo após a greve ser deflagrada, a Prefeitura de Divinópolis se posicionou, afirmando que foi surpreendida e que o movimento contraria o acordo firmado, prejudicando milhares de pessoas que usam o transporte público para se deslocar para trabalho, estudo, etc.
“A Prefeitura está notificando o Consórcio, aplicará multa e tomará todas as medidas previstas no contrato de concessão”, completou o Secretário
Veja a nota na íntegra:
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Settrans, informa que foi surpreendida, às 4h desta segunda-feira, pelo início da paralisação do transporte coletivo.
Reconhecemos o direito dos motoristas de reivindicar melhores condições de trabalho. No entanto, na reunião realizada na última sexta-feira, no Gabinete do Prefeito, a Diretoria do sindicato dos motoristas, após receber uma nova proposta do consórcio, afirmou que não haveria paralisação na data de hoje e que seria realizada nova assembleia para apresentar a proposta aos trabalhadores, tendo inclusive gravado um vídeo anunciando isso para toda população.
Diante disso, o movimento inesperado contraria o que foi acordado previamente, gerando transtornos à população que depende do transporte público.
Na última reunião, o consórcio apresentou uma proposta de reajuste salarial de 15%, garantindo um ganho real de quase 10%, já que o índice de reajuste é de 4.77%. O próprio sindicato reconheceu a proposta como positiva e afirmou que a defenderia em assembleia, sem qualquer indicativo de paralisação no momento.
Reforçamos nosso compromisso em buscar soluções que garantam tanto a valorização dos trabalhadores quanto a continuidade do serviço essencial à cidade.
Logo após a greve ser deflagrada, a Prefeitura de Divinópolis se posicionou – Reprodução Transoeste
*Com informações Portal MPA