Possíveis restos mortais são achados em submarino

28/06/2023 | Brasil, Mundo

Parte da estrutura do submarino Titan, que implodiu durante expedição ao Titanic – Foto: Paul Daly/The Canadian Press via AP

 

 

Possíveis restos humanos foram encontrados nos destroços do submarino Titan, que implodiu na semana passada no Atlântico Norte, disse a Guarda Costeira dos Estados Unidos nesta quarta-feira (28).

 

O Titan era o submersível que levava cinco pessoas aos destroços do Titanic quando implodiu. Todos a bordo morreram.

 

Mais cedo nesta quarta-feira, destroços resgatados do submarino Titan foram levados à terra. As equipes descarregaram o material no porto da cidade de St. John’s, no Canadá.

 

Esses destroços só chegaram à terra firme seis dias depois de a Guarda Costeira dos EUA anunciar ter encontrado os restos do submarino e confirmado a morte dos cinco tripulantes.

 

Análise do material encontrado

 

Especialistas conduzirão uma análise formal do material encontrado, segundo as autoridades.

 

Jason Neubaue, que lidera as investigações afirmou em um comunicado que as evidências fornecerão aos investigadores informações críticas sobre a causa dessa tragédia.

 

“Ainda há muito trabalho a ser feito para entender os fatores que levaram à perda catastrófica do Titan e ajudar a garantir que uma tragédia semelhante não ocorra novamente”, afirmou ele.

 

Os pedaços da embarcação servirão agora para a investigação que tentará encontrar as causas e condições da implosão.

 

As fotografias das peças sendo descarregadas mostram pedaços do submarino cobertos por lonas.

 

Segundo os especialistas envolvidos no caso, as partes do Titan que eram feitas de fibra de carbono estilhaçaram durante a implosão.

 

O inquérito principal será conduzido pela Guarda Costeira dos Estados Unidos – que liderou também os trabalhos de busca – e terá auxílio do Canadá e da França, que também participaram nas operações com navios, aviões e sondas.

 

 

Uma parte lateral do Titan é retirada do navio Horizon Artic, da Guarda Costeira do Canada – Foto: Paul Daly/The Canadian Press via AP

 

 

 

Guindaste iça parte do submarino Titan, recuperada no fundo do oceano – Foto Paul Daly/The Canadian Press via AP

 

 

Por G1 

 

 

Veja também