A partir desta sexta-feira 26/4, o Centro de Atendimento ao Cidadão “Maria Emy de Souza”, na Avenida Getúlio Vargas, 807, em frente à Câmara Municipal de Itaúna, começa a realizar agendamentos presencial para emissão de carteira de identidade.
A inauguração do Posto de Identificação em parceria com a Policia Civil, ocorrido na ultima segunda-feira 22/4, vai possibilitar ampliar o atendimento a população.
A primeira via é gratuita. No caso de perda ou extravio no período de validade do documento, o valor da emissão é R$ 105,59.
Apenas o SINE de Itaúna continuará realizando agendamento online pelo Sympla, para emissão de documentos nos postos de identificação do SINE.
A diretora do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Juliana Souza, informou que os agendamentos para início da confecção dos documentos vão ocorrer de forma presencial, das 7h da manhã as 17 horas.
Além do auxílio com o agendamento, o centro também realizará a confecção, incluindo a coleta de papiloscopia (digitais) e o registro fotográfico para a emissão do documento.
Inauguração do Posto de Identificação
O Centro de Atendimento ao Cidadão “Maria Emy de Souza”, criado pela Câmara Municipal, inaugurou nesta segunda-feira 22/4, o Posto de Identificação, que vai possibilitar ampliar o serviço de emissão de documentos em Itaúna, que atualmente é realizado pelo SINE.
Idealizado pela atual mesa diretora da câmara, presidida pelo vereador Nesval Júnior, o posto é resultado de um convênio recentemente firmado entre a Polícia Civil e a Câmara Municipal, permitirá a emissão de RG no Centro de Atendimento ao Cidadão da Câmara.
A criação do Posto de Identificação vai dinamizar e oferecer mais uma opção para a população na emissão dos documentos de identidade.
No mês de fevereiro, a atual presidência da câmara empossou uma servidora aprovada no último concurso do legislativo, que desde sua nomeação vem passando por treinamento com a Polícia Civil para atuar nesta função de emissão dos documentos.
De acordo com a servidora efetiva Juliana Souza, que atuará no posto de identificação, a expectativa é de realizar pelo menos 50 documentos por semana.
Na cerimonia de inauguração o Delegado Leonardo Pio, afirmou que esta parceria da Polícia Civil com a câmara dinamizará muito as emissões, possibilitando à população mais uma opção para emissão de seus documentos.
O Prefeito Neider Moreira, questionou a descentralização dos serviços de responsabilidade do estado, para o município. São importantes, porém é preciso que o estado destine recursos para possibilitar que o município cuide de certas atividades de responsabilidade do estado. Neider parabenizou a iniciativa de autoria do atual presidente do legislativo Nesval Júnior.
Ao discusar Nesval Júnior falou que realiza um sonho que ele tinha desde quando assumiu a presidência no início do ano de 2023, que era levar a câmara para mais perto do cidadão, e o CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) tem esse objetivo, ofertar diversos serviços gratuitos aos itaunenses. .