MG: Prazo para matrícula na rede estadual é prorrogado

15/01/2022 | Educação, Minas Gerais

Estudantes da rede estadual de Minas ganham uma semana a mais – Foto Júlio César Santos/ G1

 

 

O prazo para a efetivação da matrícula de estudantes que se cadastraram para uma vaga na rede pública de ensino de Minas Gerais foi prorrogado para 21 de janeiro.

 

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), a mudança é devido à situação de emergência de vários municípios do estado, provocado pelas fortes chuvas dos últimos dias.

 

Para a efetivação da matrícula, pais, responsáveis, ou estudantes maiores de idade deverão comparecer à escola para a qual o estudante foi direcionado portando os seguintes documentos:

 

  • Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
  • CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
  • Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
  • Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;
  • Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao ensino médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou
  • Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no ensino médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.

 

 

Os inscritos no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) podem consultar a escola para qual o estudante foi encaminhado acessando o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

 

Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

 

A distribuição dos alunos inscritos no Sucem foi feita de acordo com disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, tipo de atendimento prestado e o nível de ensino disponibilizado, respeitando a seguinte ordem de prioridade: I – aluno com deficiência; II – zoneamento; III – zona; IV – aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V – aluno já integrante da rede pública de ensino e VI – aluno com menor idade.

 

O período de inscrição nas vagas remanescentes, para os candidatos que não fizeram o cadastro no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), também sofreu alteração e passa a ser de 1 a 23 de fevereiro.

 

Por G1

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