Prefeito de Divinópolis libera do uso de máscaras em locais fechados

18/03/2022 | Centro-Oeste

Decisão passa a valer a partir de segunda-feira 21/3 – Foto Reprodução/Redes sociais

 

 

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) informou que o uso de máscaras em locais fechados será opcional a partir de segunda-feira (21) em Divinópolis.

 

“Acabei de assinar um decreto que agora a gente, além dos lugares abertos, os lugares fechados também não terá a obrigatoriedade das máscaras”, disse o chefe do Executivo.

 

O vereador Eduardo Azevedo (PSC) também participou do vídeo e ressaltou que “quem quiser pode continuar usando, mas quem se sente bem em não usar, está livre para usar em qualquer lugar da cidade”.

 

O uso da máscara em locais abertos se tornou opcional na cidade no último dia 7 e a decisão considerou os apontamentos e os números do Serviço Municipal de Vigilância Sanitária bem como o estágio avançado do processo de vacinação, conforme o Programa Nacional de Imunizações. A decisão foi baseada ainda no fim do estado de calamidade pública estabelecido na forma do Decreto Estadual nº 47.891, de 20 de março de 2020.

 

Na última sexta-feira (11), a Prefeitura já tinha se manifestado sobre a liberação do equipamento de proteção em locais fechados. Na ocasião, o Executivo disse que apenas 45% das pessoas aptas para receber a dose de reforço tinham recebido o imunizante. Na data, a Prefeitura ressaltou que apenas com a adesão da população seria possível liberar o uso da máscara em locais fechados.

 

A orientação do Estado para a desobrigação do uso de máscara em locais fechados prevê ao menos 80% da população de 5 anos ou mais vacinada com duas doses e pelo menos 70% das pessoas de 18 anos ou mais com a dose de reforço.

 

 

 

 

 

Veja também