Presídio de Nova Serrana é tema de audiência de comissão

18/04/2016 | Itaúna

presidio de nova serrana

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta terça-feira (19/4/16) para obter esclarecimentos sobre irregularidades e ilegalidades que estariam sendo praticadas pelo diretor do Presídio de Nova Serrana, Gilmar Oliveira da Silva, e pelo diretor de segurança, Wellington Marques da Costa. Os parlamentares também prometem tomar as providências necessárias caso confirmem as denúncias. A reunião será às 9 horas, no Plenarinho I, a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT).

De acordo com informações recebidas pelo gabinete de Rodrigues, a direção do presídio, que fica no Centro-Oeste de Minas, estaria fazendo uso indevido de viaturas para fins particulares, inclusive com deslocamentos para Belo Horizonte. Estaria, ainda, usando como residência um imóvel destinada a abrigar a administração do presídio. Há também denúncia de abuso de autoridade e de assédio moral contra os agentes penitenciários, muitos deles afastados de suas atividades por dispensa médico-psicológica, além de favorecimentos pessoais a servidores e seus parentes, entre outras irregularidades.

O parlamentar afirma que enviou ofício à Secretaria de Estado de Defesa Social, mas ainda não obteve resposta. Segundo ele, o ouvidor do Sistema Penitenciário do Estado, Marcelo José Gonçalves da Costa, também já tem ciência dos fatos, e a Corregedoria já emitiu parecer pelo afastamento do diretor.

Veja também