Foto: Cristiane Mattos/O Tempo
Uma fuga de presos foi registrada, na madrugada desta sexta-feira (20), no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Um taxista foi feito de refém e houve princípio de rebelião na unidade, conforme informou a Polícia Militar.
Os presos fugiram por volta da meia-noite e meia e até o momento não há informação se já foram recuperados. Segundo a PM, que atendeu o ocorrência por meio do batalhão de Choque, o tumulto já foi normalizado. Os detentos exigiram a presença da imprensa, uma repórter entrou na unidade e mediou a negociação com a polícia.
“A situação já está normalizada e o princípio de rebelião já foi controlado. A Polícia Militar já deixou a unidade e o sistema prisional assumiu e já faz a identificação dos presos e a contabilidade”, afirmou, o comandante do Batalhão de Choque, da Polícia Militar, tenente coronel Juliano Trant. O militar não soube informar o número exato de presos que fugiram. Ainda não há informações de feridos.
A primeira informação recebida pela reportagem, que ainda não foi confirmada, é de que os presos se rebelaram devido a restrição de entrada de produtos de higiene e limpeza na unidade.
Transferência
O comandante Trant ainda afirmou que os presos serão transferidos para outras unidades, mas não soube informar para quais.
“O sistema prisional está coletando a biometria dos detentos e alguns serão transferidos para outras unidades da região, mas ainda não há informação para quais unidades”, explicou.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais foi procurada pela reportagem para mais esclarecimentos a respeito da fuga, mas até o momento não se pronunciou.
Por O Tempo