Previsão do tempo: tempestades severas podem ser registradas nesta semana

17/01/2022 | Centro-Oeste

Os dias devem ser de céu parcialmente nublado a nublado – Foto Maria Fernanda Ramos/ Santana FM

 

 

Tempestades severas podem ser registradas nesta semana no Centro-Oeste de Minas. Conforme o relatório do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), divulgado nesta segunda-feira (17), a região apresenta risco de nível 1 para essa condição.

 

O órgão define tempestades severas como temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva em abundância. O risco foi destacado para os municípios de Divinópolis e Formiga.

 

Características da semana, temperatura e umidade do ar

 

De forma geral, o climatologista Alcione Wagner destacou que entre segunda e a sexta-feira (21), o esperado é que o clima tenha as características típicas do verão: pancadas de chuvas concentradas no período da tarde e da noite, com altas temperaturas.

 

Conforme explicado pela climatologista, essa condição resulta da associação entre áreas de instabilidade, o aquecimento diurno e a disponibilidade umidade.

 

Os dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devem ser de céu parcialmente nublado a nublado e a umidade do ar deve ficar acima de 40% durante a tarde — período de maior aquecimento. Já nas manhãs, o valor pode chegar a 100%.

 

Alcione completou que, para a próxima quinzena, o valor acumulado de chuva na região pode alcançar de 100 milímetros a 200 milímetros.

 

“Ainda assim, ressalto que nesta semana prevalece o calor, com temperaturas elevadas no decorrer do dia” , comentou.

 

O esperado é que os termômetros nos municípios do Centro-Oeste de Minas alternam entre 16°C e 33°C.

 

Previsão em algumas cidades

 

  • Itaúna 17°C 31°C
  • Pará de Minas 17ºC 31ºC
  • Divinópolis 16°C 32ºC
  • Nova Serrana 18ºC 31°C

 

Por G1

 

 

 

Veja também