PRF encontra 215 pássaros após apreensão em táxi em rodovia

22/08/2022 | Minas Gerais

Pássaros estavam em gaiolas e caixas no carro – Foto PRF/Divulgação 

 

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) efetuou uma apreensão de pássaros na BR-354, em Pouso Alto, no Sul de Minas, na madrugada desse domingo (21/8). Ao todo, 215 trinca-ferros, pássaros silvestres típicos da Mata Atlântica, foram encontrados em um táxi, com placas do Rio de Janeiro.

 

O veículo foi interceptado no KM 744. Durante a fiscalização, os animais foram localizados no porta-malas e no banco traseiro do veículo, presos em gaiolas, caixas e redes transportadoras com espaço reduzido.

 

De acordo com a PRF, no veículo estavam o motorista, de 45 anos, e um passageiro, de 50, que contaram que as aves saíram de Três Corações, no Sul de Minas, e seriam levadas para o estado do Rio de Janeiro.

 

Os homens assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados em seguida, “devido à legislação”, informou a PRF. Já o veículo foi apreendido e encaminhado ao pátio credenciado em Pouso Alto, por estar com o licenciamento vencido.

 

“Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre, art. 29 da Lei 9605. Os pássaros foram entregues no local da apreensão para Polícia Ambiental Militar de Itamonte/MG, para identificação técnica e medidas cabíveis”, informou a polícia em nota.

 

Após a apreensão, a PRF e a Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) realizaram a soltura dos animais.

 

Dois suspeitos estavam no veículo e assinaram termo antes de serem liberados – Foto PRF/Divulgação

 

Por Uai 

 

 

 

Veja também