Primavera começa nesta quarta com expectativa de chuva

21/09/2021 | Centro-Oeste

O clima deve começar a amenizar nos dias próximos. É esperada a chegada de uma frente fria – Foto Adilson Nogueira

 

 

A Primavera, estação caracterizada pela transição do período de seca para o período chuvoso, começa nesta quarta-feira 22/09 às 16h21. Com a chegada da nova estação, são esperadas temperaturas mais amenas e a melhora da umidade do ar.

 

Ainda assim, nessa 1° semana, a previsão indica que as temperaturas devem ficar acima dos 33°C e a umidade do ar promete permanecer em estado de alerta.

 

O clima deve começar a amenizar, nos dias próximos ao fim de semana, período em que é esperada a chegada de uma frente fria.

 

“O fenômeno conseguirá romper a massa de ar seco que atua na região, formar nuvens de chuva e levar umidade”, descreveu o climatologista William Borges.

 

Segundo o especialista, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva na sexta-feira (24), mas a previsão indica uma maior possibilidade a partir do sábado 25/09.

 

Enquanto a frente fria não chega, a umidade esperada é de 50% no período da manhã e abaixo dos 20% no período da tarde.

 

Os termômetros devem registrar a variação de 15°C a 37°C. O dia mais quente deve ser a terça-feira 21/09.

 

Características da primavera

 

No mês de setembro, ela deverá ter quatro dias de chuva, mas a partir da 2° quinzena de outubro, quando começa efetivamente o período chuvoso, são esperados de 25 a 30 dias de chuvas significativas.

 

A temperatura média da estação é de 24°C. A umidade média é de 46%. São esperados 47 milímetros de precipitação durante a estação.

 

Previsão do tempo 

 

Itaúna:  16ºC – 35°C

Pará de Minas:  16ºC – 35ºC

Divinópolis: 15°C – 36ºC

Nova Serrana: 19ºC – 35°C

 

 

 

Veja também