A primeira paciente em Minas Gerais com a monkeypox, a varíola dos macacos, recebeu alta e deixou o Centro Materno-Infantil, nessa segunda-feira (15). Trata-se de uma puérpera de 26 anos, que mora no bairro Vila das Flores, em Betim, na região metropolitana.
“O quadro de saúde da mulher é leve e não requer internação hospitalar. A paciente foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar e a Secretaria Municipal de Saúde fará seu monitoramento por meio da equipe assistencial da Unidade Básica de Saúde de referência da mesma”, informa a pasta.
A paciente apresentou os sintomas ainda gestante, no dia 4 de agosto. Na ocasião, ela buscou atendimento médico e reclamou de lesões na pele, mas disse que não teve contato com outras pessoas infectadas. “O parto foi realizado no último domingo (14), e a criança nasceu bem”, informa a Secretaria de Saúde.
O bebê, que tem bom quadro de saúde e não apresenta sintomas, continua internado no Centro Materno-Infantil. A coleta de exame do recém-nascido foi feita e enviada para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed). O resultado ainda não foi divulgado.
O primeiro caso positivo divulgado em Betim, no dia 3 de agosto, foi um homem de 40 anos, morador da região do Imbiruçu.
Já o terceiro paciente confirmado, também nesta semana, é um homem, de 39 anos, que foi atendido em uma unidade da rede privada em Belo Horizonte.
Por O Tempo