Procon orienta e alerta contribuintes sobre golpe do IPVA

5/01/2024 | Itaúna

Cuidado para não cair em golpes e links falsos na hora de pagar o imposto de IPVA 2024 – Foto PMI

 

 

Um novo golpe envolvendo o IPVA 2024 MG foi identificado. Usuários que tentam quitar o imposto no estado de Minas Gerais estão se deparando com um site falso que oferece a opção de pagamento via PIX com 20% de desconto.

 

Entretanto, o valor é direcionado à conta de pessoas físicas.

 

Ao pesquisar no Google a respeito do IPVA MG 2024, a primeira opção que aparece é uma página similar ao site oficial de pagamentos da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF); no entanto o site é falso.

 

O usuário é direcionado a digitar as informações do veículo e no momento de realizar o pagamento, existem duas opções: a de emitir uma DAE (pagamento por boleto) ou por meio de PIX.

 

A alternativa de boleto bancário aparece como indisponível, restando apenas o PIX que, no momento de efetuar o pagamento, é direcionado para a conta de uma pessoa física, o que não acontece no site oficial, pois quem recebe o imposto é o Estado.

 

Diferença entre os sites

 

As páginas são muito semelhantes, mas podem ser diferenciadas em alguns pontos. A principal entre elas é que no site falso, assim que selecionada a opção “Pagamento com DAE, a mensagem “Pagamento com DAE não está disponível, por favor utilize pagamento via pix”, aparece no topo da página.

 

A segunda diferenciação é que o site falso proporciona uma mensagem de 20% de desconto, no rodapé da página.

 

Site oficial do IPVA

 

Para que o cidadão não caia no novo Golpe do IPVA 2024, uma recomendação é que o acesso seja feito por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) MG (www.detran.mg.gov.br).

 

 

 

 

 

Veja também