Professores e servidores de federais entram em greve

15/04/2024 | Brasil

Está prevista audiência pública para debater a paralisação – Foto José Cruz/Agência Brasil

 

 

Professores e servidores públicos entram em greve nacional nas universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica a partir desta segunda-feira 15/4.

 

Nesse primeiro dia de greve está marcada uma audiência pública para debater as mobilizações e paralisações nas universidades e institutos federais na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

Em nota, o Ministério da Educação, diz que busca alternativas de valorização dos servidores da educação, sempre atento ao diálogo franco e respeitoso com as categorias. E que vem participando da mesa nacional de negociação e das mesas específicas de técnicos e docentes, além da setorial, que trata de condições de trabalho.

 

O objetivo é estabelecer um fórum permanente de interlocução voltado aos servidores públicos do ministério, onde são debatidas e encaminhadas as reivindicações coletivas de caráter específico, sem impacto orçamentário.

 

Entre as demandas das instituições, estão a melhoria das condições de trabalho, alteração no registro de ponto eletrônico e revogação de portaria que trata da regulamentação das atividades docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Serão realizadas reuniões entre secretarias do MEC e as respectivas entidades. O primeiro encontro será em 6 de maio.

 

 

Veja também