Quem é o Professor Luiz Mascarenhas

5/08/2015 | Luiz Mascarenhas

PROF. LUIZ MASCARENHAS

                O Prof. Luiz Antônio Rocha Mascarenhas nasceu em  Santo André- SP, a 23 de Junho de 1968. Filho único de Benedito Augusto Mascarenhas e Débora Rocha Mascarenhas.

                O Prof. Luiz Mascarenhas chegou a Itaúna em abril de 1970, quando sua família aqui inaugurou a primeira casa comercial no ramo óptico.

                Aos 18 anos (1986) foi agraciado pelo Rotary de Itaúna com um diploma de reconhecimento pelos serviços prestados à Comunidade Itaunense,  na área cultural.

                É bacharel em Direito pela Universidade de Itaúna, tendo colado grau em 1994.

                Formou-se também em História pela Universidade de Itaúna, turma de 2004; tendo como Especialização a História de Minas Gerais.

                Como comerciário, trabalhou  durante dez anos, na Casa Adolfo Mendes ( 1987 a 1997)  de onde guarda saudosas recordações, principalmente pelo grande entrosamento com o povo de nossa Itaúna.

                Foi funcionário público municipal, tendo sido o  Diretor do Centro Social Urbano, entre 1997 e 2004; quando promoveu uma completa reestruturação e soerguimento da instituição;  fundando  o Núcleo de Educação Infantil “Custódio Emídio da Cruz”, em atendimento aos anseios da comunidade local.

                No mesmo período, prestou assessoria logística à Secretaria Municipal de Educação e Cultura,  sob o comando das Educadoras Expedita Imaculada Lopes Gomes, Heliane Lage de Faria e Patrícia Mendes de Faria; na segunda e terceira gestão do Prefeito Osmando Pereira da Silva.

                Na área da Assistência Social, esteve presente na implantação e na presidência do  Conselho Municipal de Assistência Social, tendo  buscado  otimizar as ações desenvolvidas nessa  área,  por nossas  inúmeras instituições   itaunenses  e exerceu ainda a vice-presidência da Regional de Assistência Social de Divinópolis, que englobava 76  cidades da nossa região; quando promoveu efetivo intercâmbio de experiências exitosas nesta área da Política Social.

                Em setembro do ano 2000, foi homenageado por seu apoio e dedicação ao desenvolvimento artístico e cultural de nossa cidade, pelo Centro de Arte e Artesanato “Yara Tupinambá” e Prefeitura Municipal de Itaúna.

                Foi membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Codempace) de nosso município no ano de 2005.

                Na Paróquia de Sant’ana, foi um dos fundadores do coral jovem em 1984; prestou serviços também na Pastoral Litúrgica e na de Comunicação Social.  Atuou também na Pastoral Missionária da Forania de Sant’ana. Exerceu inúmeras outras funções, como Ministro da Eucaristia, Catequista, Coordenador Geral da Festa de Sant’ana e exerceu a Presidência  das Obras Sociais da Paróquia.

                O Prof. Luiz Mascarenhas também prestou serviços ao Poder Judiciário, como  mesário, escrutinador e jurado do Corpo do Tribunal do Júri da nossa Comarca.

                Na área da Educação,  lecionou História na Escola Municipal “Profa. Celuta das Neves e efetivou-se no Estado, na Escola Estadual “Victor Gonçalves de Souza”.

                O Prof. Luiz Mascarenhas,  escreve para a imprensa local e sempre presta  consultorias nas áreas de História e Cultura em geral. Desenvolve ainda seus trabalhos como Historiador, dedicando-se à pesquisa histórica, tendo sempre como objetivo maior , o progresso historiográfico de nossa cidade, região e estado; bem como trabalha  na conscientização – principalmente dos jovens –  da necessidade da preservação e conservação de nosso Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.

                Atualmente, é o Diretor da Escola Estadual “Profa. Gilka Drumond de Faria”, desde o ano de 2012.

Veja também