NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 15 de junho de 2021

Em 2020 os Tapetes de Corpus Christi também foram confeccionados dentro da Matriz – foto Radio Santana FM

 

 

Pelo 2º ano consecutivo, em razão da pandemia, os tradicionais Tapetes de Corpus Christi serão confeccionados dentro da Matriz de Sant’ana no Centro de Itaúna, nesta quinta-feira, 03/06.

 

A Rádio Santana FM 96,9 vai transmitir pelo rádio e pelo PORTAL www.santanafm.com.br a Santa Missa da manha, prevista para começar às 8h.

 

Além do rádio, os católicos podem acompanhar a Live da Paróquia de Sant’ana, canal no youtube  

 

Tradição em Itaúna

 

No Brasil esta tradição de cunho barroco que se estende por várias cidades. Na Paróquia de Sant’Ana, de Itaúna, a tradição dos tapetes foi estimulada pelo saudoso vigário Padre José Ferreira Neto, quando os moradores da praça no entorno da Matriz, enfeitavam as portas e janelas de suas casas, assim como a via pública para a passagem da procissão.

 

Em Itaúna essa tradição perdura há quase 60 anos. Até a presente data o tapete é preservado e reúne centenas de pessoas dentre elas, artistas, as comunidades paroquiais, movimentos e pastorais na sua confecção.

 

O feriado católico de Corpus Christi, do latim “corpo de Cristo” é um dos mais importantes justamente por celebrar o sacramento da Eucaristia, que é uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

 

Arte dos Tapetes

 

Confecção dos tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular – Foto Corpus Christi Itaúna em 2017

 

A confecção dos tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular, onde a comunidade envolvida, em perfeita comunhão transforma o trabalho das mãos e a simplicidade dos materiais, em uma respeitosa homenagem ao Santíssimo Sacramento. Utilizando de diversos tipos de materiais como serragem colorida, borra de café, raspa de couro, sal e pequenos acessórios como tampinhas de garrafas e pedras coloridas, confeccionam com grande estilo, um extenso tapete com imagens e símbolos litúrgicos, enaltecendo Jesus Sacramentado.

 

Programação 2021 na Paróquia de Santana

 

Antes da pandemia, a Paróquia Sant’Ana era conhecida pela confecção de tapetes no redor de toda a praça Dr. Augusto Gonçalves, entretanto, devido às medidas de proteção contra a Covid-19, esse é o segundo ano em que os tapetes são confeccionados dentro da própria igreja.

 

8h – Celebração Eucarística na Matriz de Sant’Ana, na Capela da Comunidade Nossa Senhora das Graças e na Gruta Nossa Senhora de Itaúna

9h – Cortejo com o Santíssimo Sacramento por algumas ruas de todas as comunidade da Paróquia de Sant’Ana, saindo da Matriz de Sant’Ana;

19h – Celebração Eucarística na Matriz de Sant’Ana, Capela da Comunidade Nossa Senhora das Graças e na Gruta Nossa Senhora de Itaúna.

Será permitido 100 pessoas em cada Celebração Eucarística, por ordem de chegada. A Paróquia pede a todas as pessoas a enfeitarem as suas portas com pequenos altares domésticos, para a passagem do Santíssimo Sacramento.

 

Celebração em outras Paroquias

 

Piedade: Paróquia Nossa Senhora da Piedade:

No dia de Corpus Christi:

7h – Missa na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, com carreata com o Santíssimo Sacramento após o término da Celebração;

8h – Missa na comunidade Santo Agostinho e Santa Mônica;

19h – Missas na Matriz de Nossa Senhora da Piedade e na comunidade Santo Agostinho e Santa Mônica.

Não há necessidade de fazer marcação. A Celebração das 19 horas será transmitida pelo canal do Youtube da Paróquia.

 

– Padre Eustáquio: Paróquia Nossa Senhora de Fátima

No dia de Corpus Christi:

6h – Missa na Matriz de Nossa Senhora de Fátima e saída de carreata com o Santíssimo Sacramento após o término da Celebração;

8h – Missa na Matriz de Nossa Senhora de Fátima;

18h – Missa na Matriz de Nossa Senhora de Fátima e na Comunidade N. Sra. do Carmo;

19h30 – Missa na Matriz de Nossa Senhora de Fátima e na Comunidade São Cristóvão.

Cada Missa será terá o limite de 90 pessoas, por ordem de chegada. Haverá transmissão ao vivo da Celebração das 8 horas no canal do Youtube da Paróquia.

 

– Garcias: Paróquia São José

No dia de Corpus Christi:

8h – Missa na Matriz de São José e Celebração da Palavra nas comunidades Santa Edwiges, São Pedro e São Paulo e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;

9h15 – Benção Solene do Santíssimo Sacramento e saída do cortejo motorizado percorrendo as principais ruas da zona urbana paroquial;

18h – Missa na Matriz São José e Celebração da Palavra nas comunidades Santa Edwiges, São Pedro e São Paulo e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O agendamento será realizado na plataforma online ou na Secretaria Paroquial nesta segunda-feira, 31/05. Para marcar nas comunidades, é necessário procurar um dos coordenadores.

 

– Santanense: Paróquia Sagrado Coração de Jesus

No dia de Corpus Christi:

07h – Missa na comunidade Santa Luzia;

08h – Missa na Matriz do Coração de Jesus e após o fim da Celebração, o Padre andará em carro aberto com o Santíssimo Sacramento;

15h – Missa na Matriz do Coração de Jesus;

18h – Missa na comunidade Santa Luzia;

19h – Missa na comunidade Santa Luzia.

A Celebração das 19 horas será transmitida ao vivo. Não há necessidade de agendamento.

 

– Lourdes: Paróquia Nossa Senhora Aparecida

No dia de Corpus Christi:

8h – Missa na comunidade Santa Bárbara;

9h30 – Missa na Matriz de Nossa Senhora Aparecida;

18h – Missa na comunidade São Sebastião;

19h30 – Missa na comunidade Santo Antônio.

O agendamento para as Celebrações será realizado pessoalmente na Casa Paroquial ou por telefone nesta segunda-feira, 31/05.

 

 

Em 2020

Tapetes de Corpus Christi são confeccionados dentro da Matriz

 

Em 2019

Veja a celebração do Corpus Christi nas paróquias de Itaúna

 

Corpus Christi em Itaúna terá missas e tradicional tapete desenhado