Uma inundação de chamadas somou mais de 2 mil denúncias de perturbação do sossego e manobras perigosas com motos para a Polícia Militar de Minas Gerais da véspera de Natal 24/12 ate à noite natalina 25/12), só na Grande BH.
Aqui em Itaúna, moradores de vários bairros relataram nas redes sociais o “rolezinho”. A Policia Militar esta recebendo denuncias contra participantes e analisando imagens.
No final de semana prolongado de Natal, a Policia Militar realizou em Itaúna e Itatiaiuçu diversas operações para prevenir e reprimir esse tipo de crime e infrações de trânsito.
Foram removidas 15 motocicletas irregulares e apreendido um adolescente por direção perigosa, além dos respectivos autos de infração de trânsito.
Cidades do Centro-Oeste de Minas
Em outras cidades do Centro-Oeste de Minas, como em Pará de Minas, na noite de domingo 24/12, véspera de Natal, 8 motociclistas foram detidos e receberam 62 multas após serem flagrados fazendo algazarra de moto, na Avenida Presidente Vargas.
Ainda em Pará de Minas, 23 motos foram apreendidas. O grupo foi abordado depois que a Polícia Militar recebeu denúncia de que motociclistas estavam fazendo manobras perigosas.
Conforme a polícia, os motociclistas foram detidos por desobediência, direção perigosa, conduzir veículo sem placa e também por conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado.
Divinópolis, Cláudio, Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará
Cinco pessoas foram detidas e 16 motos foram apreendidas durante operações para inibir possíveis “rolezinhos de Natal” em Divinópolis, Cláudio, Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará.
Ainda conforme o balanço do 23º BPM, foram 39 Autos de Infração de Trânsito registrados. Três buchas de maconha também foram apreendidas durante as operações.
Reação da PM em Minas
A corporação promete reagir preventivamente e repressivamente com operações e inteligência para que o mesmo não ocorra no ano novo.
Entre as estratégias, a PM de Minas pretende usar fogo contra fogo: lançar todos os tipos de policiamento em motocicletas para caçar nas ruas os baderneiros que fazem o chamado “rolezinho no grau” e o “rangangan” (onomatopeia de aceleração intensa do giro motor que caracteriza essa manobra ruidosa)
“Teremos algumas medidas preventivas. Vamos unificar os portfólios de serviço das motos (da PMMG). Serão lançadas motos do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam), motos que pertencem às bases comunitárias, motos que fazem atividades do Grupo Especial de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar), entre muitos outros. Serão todos unificados para atender especificamente a essas demandas, tanto para antecipar as infrações com o serviço de inteligência, quanto para que elas não ocorram. Mas, ocorrendo, teremos uma resposta imediata a ser dada por nosso motociclistas”, avisa a porta-voz da PMMG, major Layla Brunella.
Com as detenções realizadas pela PMMG, uma série de outros crimes foi identificada, o que mostra que os rolezinhos ultrapassariam uma manifestação que muitos caracterizam como resistência social.
Alterações nas motos
Em contato com mecânicos especializados em motocicletas, a reportagem apurou várias das alterações feitas pelos integrantes dos rolezinhos e que constituem infrações de trânsito.
No escapamento, os infratores costumam furar a saída, com isso alteram o fluxo de ar e aumentam o barulho. Em outros modelos, chegam a retirar o bico do escapamento. Muitos deles removem os silenciadores das motos ou os coletores dos filtros de ar, também para produzir mais ruído.
De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), motocicletas fabricadas até o ano de 1998 podem emitir no máximo 99 decibéis (db). Para modelos de motos fabricados a partir de 1999, os níveis de ruído permitidos ficam entre 75 e 80 db. Um dos mecânicos especializados disse já ter aferido motos que ultrapassavam os 140 decibéis, que é o mesmo nível de ruído de um motor a jato ou do disparo de uma arma de fogo.
A exposição prolongada do ouvido humano a sons acima de 85 decibéis pode causar danos permanentes à audição.
Já para melhorar o desempenho e fazer manobras arriscadas – e proibidas – os infratores removem partes desnecessárias do chassi para reduzir o peso da moto, tornando-a mais ágil e fácil de manobrar. Fazem, também, reforços estruturais que permitem empinar o veículo e até que entre em contato com o asfalto sem se partir.
Muito recorrem ao rebaixamento da suspensão para abaixar o centro de gravidade da moto, tornando-a mais estável durante manobras de alta velocidade. Uso de suspensões mais rígidas também dão ao piloto um maior controle. Pneus e rodas esportivos de materiais mais leves e resistentes também são usados pelos infratores.
Infrações de trânsito cometidas nos rolezinhos do grau
- Realizar malabarismo ou equilibrar-se em apenas uma das rodas (Artigo 244, item 3 do CTB): infração gravíssima (7 pontos), com multa de R$ 293,47 e suspensão automática da CNH;
- Participação em (racha ou rolezinho) evento não autorizado pelas autoridades de trânsito e segurança: infração gravíssima (7 pontos), com multa (R$ 293,47);
- Pilotar sem habilitação: infração gravíssima (7 pontos ao responsável), com multa (R$880,41) e apreensão do veículo;
- Pilotar sem capacete: infração gravíssima (7 pontos), com multa (R$ 293,47) e apreensão do veículo;
- Pilotar com escapamento aberto: infração grave (5 pontos), com multa (R$195,23) e apreensão do veículo.
*Com informações do Uai/ Fontes: Denatran e Detran-MG
O que é ‘rolezinho do grau’ e quais as consequências da prática?
Motos que participavam de ‘rolezinho’ são apreendidas em Pará de Minas