Rotary day

20/04/2015 | Luiz Mascarenhas

                Dezenas de pessoas, que costumeiramente transitam pela nossa praça nas manhãs de sábado, tiveram a grata surpresa de poderem usufruir de diversos serviços  – gratuitamente – ali oferecidos; entre aferição da pressão arterial, glicose, distribuição de livros literários, recebimento de importantes informações de saúde pública e tantos outros benefícios; além de conhecer um pouco mais sobre o Rotary.

                Mas, afinal, o que é o Rotary?

                Podemos definir  o Rotary como um clube de serviços. Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários e  fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões.

                 Muitos usam a data de fundação do Rotary Club de Chicago, nos EUA,  em 23 de fevereiro de 1905,  como referência principal à criação do Rotary.

                Naquela época, havia em Chicago um advogado em início de carreira chamado Paul Percy Harris que crescera na pequena, pacata e acolhedora Wallingford, no estado de Vermont e que, morando na segunda maior cidade do continente, sentia falta do espírito de camaradagem de seus tempos de infância, juventude e universidade.

                Mas, em uma noite do verão de 1900, Paul foi jantar na casa de um colega advogado no bairro de Rogers Park e percebeu as  muitas amizades que o mesmo  havia conquistado no comércio local e  lhe surgiu a ideia de um clube que transformasse relacionamentos comerciais em amizades. Esta foi levada a efeito em 23 de fevereiro de 1905; quando ele e mais três amigos fizeram a primeira reunião do que seria o primeiro Rotary Club.

                Ideias iluminadas contagiam as pessoas de boa vontade. Verificou-se isto com o Rotary; que foi se espalhando pelo território americano e depois por  todo o mundo.

                Em nossa Itaúna, o Rotary marca  indelevelmente sua frutuosa presença desde o ano de 1965 – Jubileu de Ouro este ano, portanto – e neste  meio século de profícua  existência, possui uma longa e bela História de relevantes serviços prestados à nossa Comunidade.

                Atualmente, três clubes de Rotary se fazem presentes em nossa  cidade, a saber, o Rotary de Itaúna, o Rotary de Itaúna Cidade Universitária e o Rotary de Itaúna Cidade Educativa; sendo seus respetivos Presidentes: Henrique Penido, Ricardo José de Souza e Elione Eustáquio Lopes.

                Administrativamente, o Rotary, em nosso país,  encontra-se  dividido em distritos, espalhados pelo território nacional. No Estado de Minas Gerais, são  5 distritos rotários.  Itaúna se insere no Distrito 4560   e já oferecemos  5 destacados cidadãos itaunenses para a sua Governadoria: Dr. Guaracy de Castro Nogueira, Patrícia Nogueira, Juscelino Silva ( sendo estes 3 do Rotary de Itaúna) e  Huáscar Gomide ( do Rotary de Itaúna Cidade Universitária). Destacamos ainda, que é o atual Governador do Distrito 4560,  o rotariano itaunense  Ângelo Antônio de Freitas ( do Rotary de Itaúna Cidade Educativa), que tem desenvolvido a sua missão com grande dedicação, solicitude e dinamismo; honrando assim todos os demais ilustres itaunenses que o antecederam no destacado e importante  posto.

                 Em se falando de Rotary se fala de Serviço  e registra-se outra grande virtude  ligada ao Rotary: a Ética.

                Discorrer sobre Ética nas profissões necessitar-se-ia de outro artigo específico para este fim; aqui basta dar a conhecer a Prova Quádrupla rotariana.

                Através da Prova Quádrupla o Rotary exercita a Ética.

                A Prova Quádrupla foi criada em 1932, pelo rotariano Herbert J. Taylor, que também foi Presidente do Rotary Internacional . As quatro perguntas foram utilizadas como filosofia de trabalho pela empresa  do autor, que na época enfrentava uma grave crise. Os funcionários foram incentivados a utilizar o questionário em suas vidas profissionais e pessoais. A adoção desta postura, levou a firma a sair de uma situação pré-falimentar.

                A mesma Prova Quádrupla foi adotada pelo Rotary International em 1943, é amplamente divulgada pelos Rotary Clubes no mundo, e tem como objetivo desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas.

                A Prova Quádrupla:

                Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos;

             1) É a VERDADE?  2) É JUSTO para todos os interessados?  3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?  4) Será BENÉFICO para todos os interessados?

                A acuidade da leitura  sobre a Prova Quádrupla levará a uma profunda reflexão sobre o comportamento do atento leitor diante de suas ações em seu cotidiano de vida pessoal e profissional. A Prova Quádrupla é importante  instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos.

                Atualmente, existem mais de 1.2 milhão de rotarianos associados a mais de 34.700 Rotary Clubs espalhados por 210 países ou regiões do mundo,  sendo 2.400 só no Brasil; distribuídos por 38 distritos.

                A Fundação Rotária do Rotary International ( fundada em 1917)  é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.

   &n
bsp;            A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade.

                Um dos principais programas do Rotary Internacional é o intercâmbio de jovens. Todos os anos, mais de 8.000 jovens viajam para países diferentes, patrocinados por Rotary Clubs, com o objetivo de estreitar os laços de amizade e fraternidade entre as diversas nações em todo o mundo, bem como promover o intercâmbio de culturas e valores, fundamentais para o estabelecimento da paz e da boa-vontade.

                Registra-se ainda:  a Casa da Amizade ( associação das senhoras dos rotarianos) , o Rotaract (O Rotaract Club – Rotary in Action; Rotary Em Ação)  –  que é um programa de Rotary Internacional que visa o desenvolvimento de lideranças jovens;  e o Interact (Interact Clubs são grupos de adolescentes de 12 a 18 anos, patrocinados por um Rotary Club, em que o principal objetivo é tentar ajudar a sociedade de uma forma simples)  – cada segmento deste detém seu próprio perfil dentro da filosofia do  Rotary Club.

                O atual Presidente do Rotary Internacional é Gary C. K. Huang  do Rotary Club de Taipei, Taiwan;  deste  ano rotário de 2014-2015 e cujo lema é  “Faça o Rotary brilhar”.

                Assim sendo, outra coisa não fazem  os nossos amigos rotarianos destas barrancas: fazem o Rotary brilhar;  através de suas inúmeras prestações de serviço, verdadeiras ações de cidadania e solidariedade, como a que tivemos a grata alegria de presenciar  no referido sábado em nossa praça da matriz   e quem sai ganhando é toda a nossa Comunidade Itaunense!

                Externo aqui meus efusivos parabéns a todos os rotarianos de nossa cidade!

                Paz e Bem!

*bacharel em Direito/ Licenciado em História pela

Universidade de Itaúna

Diretor da EE “Prof. Gilka Drumond de Faria”  

Veja também