Saúde faz nesta semana o 4° levantamento do índice de dengue

22/10/2023 | Itaúna

Os agentes devidamente uniformizados e identificados, vão percorrer todos os bairros da cidade, – Foto reprodução Lira

 

 

O Setor de Vigilância Ambiental realiza entre os dias 23 a 27 de outubro, quarto Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 em Itaúna.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os agentes devidamente uniformizados e identificados, vão percorrer todos os bairros da cidade, vistoriando uma quantidade determinada de residências, monitorando e eliminando focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

 

É primordial que toda a população receba e colabore com o trabalho dos profissionais, evitando que a cidade enfrente possíveis surtos das doenças acima mencionadas.

 

O primeiro LIRAa, realizado no início deste ano, mostrou Itaúna com resultado verificado de 12,7%, índice considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde, que preconiza índice abaixo de 0,9%.

 

O segundo LIRAa, indicou que Itaúna estava em médio risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, alcançando 3,8%, quando o recomendado pelo Ministerio da Saúde é de índice menor que 1%.

 

O terceiro e mais recente levantamento resultou em 0,9%, ou seja, baixo risco.

 

 

Veja também