Os itaunenses vem reclamando sobre a demora no atendimento e nas filas que vem se formando na Farmácia Básica, na Avenida Getúlio Vargas, que atualmente, segundo a Secretaria de Saúde atende mensalmente entre 5.500 e 6.000 pessoas.
Durante a reunião semanal realizada na Câmara Municipal dos Vereadores, no dia 2 de Abril, a vereadora Márcia Cristina reforçou as reivindicações já realizadas à respeito da farmacinha básica popular que, apresenta várias deficiências em seu atendimento, tais como as grandes filas de espera, a demora no atendimento, e sobretudo a falta de medicamentos.
Sendo assim, foi citada pela vereadora a alteração em uma lei, já aprovada em plenário há algum tempo – mas não colocada em prática – que possui a proposta de divulgar uma listagem com todos os medicamentos disponíveis na farmacinha popular. Essa listagem seria distribuída em todos os PSF’s, policlínicas e no pronto socorro, de modo que o paciente já saia do consultório médico informados se há ou não disponibilidade do medicamento que necessita na farmacinha.
A ação facilitaria a vida da população, que dessa maneira não precisará se deslocar até a farmácia popular para aguardar na fila, e muitas vezes sair sem seus medicamentos, fato que tem ocorrido com frequência.
O Vereador Hudson Bernardes oficializou na semana passada 16/04 apresentou a proposta da transferência da sede da Farmácia. Em seu comentário Hudson, disse que em conversa com o Secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, o mesmo acenou esta possibilidade com a procura de outro imóvel mais amplo para ser alugado.
Em conversa exclusiva com a Santana FM, o secretário afirmou que “estamos olhando imóveis na região central que possuem as características necessárias para que possamos acolher e atender com maior conforto e rapidez os usuários da Farmácia Básica.”
Fernando acrescentou ainda que “estão sendo contratados mais dois funcionários, que devem iniciar na próxima semana” acrescentando que “vale lembrar que quando iniciamos essa gestão o número médio era de 3.200 pessoas atendidas mensalmente.Acreditamos que as mudanças irão produzir resultados positivos. Esperamos que seja suficiente, porém estaremos avaliando constantemente.”