NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 16 de junho de 2021

Em Itaúna, os  lojistas participantes disponibilizam alguns produtos sem a carga de impostos- Foto Radio Santana FM

 

 

Mais de  2 mil lojas em todo o país, em 23 estados lojas já confirmaram participação no Dia Livre de Impostos, que será realizado nesta quinta-feira (27), em todo o Brasil. A ação busca conscientizar a população sobre a alta carga tributária e, para isso, estimula os comerciantes a venderem produtos sem repassar os valores dos impostos aos consumidores, oferecendo descontos de até 70%.Entre os produtos ofertados estão combustíveis, roupas, calçados e produtos de higiene.

 

“Infelizmente, estamos entre os 30 países do mundo com maior carga tributária. E, entre os que têm pior retorno para a sociedade com valor arrecadado, ocupamos a primeira posição”, destaca ele, que lembra que, mesmo com expectativa de maior movimento na data, os lojistas devem se lembrar de manter os protocolos sanitários durante a pandemia, como usar máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações, lembra o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva

 

Com alta acumulada de 43,4% em 2021, a gasolina proporcionou algum refresco ao bolso do consumidor nesta quinta-feira 27/05 – o Dia livre de Impostos (DLI). O item é vendido a R$ 3,225 em um posto de gasolina da capital mineira.

 

Em Itaúna, os  lojistas participantes disponibilizam alguns produtos sem a carga de impostos para compra de consumidores. A ação visa mostrar na prática qual seria o valor real dos produtos sem a alta carga de impostos sobre os mesmos.

 

As lojas participantes dessa ação estão no site www.cdlitauna.com.br/dli.

 

Como surgiu

 

O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país.

 

Para você ter uma noção: Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. E está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população.

 

O brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente.

 

No Dia Livre de Impostos os lojistas participantes vão comercializar seus produtos com descontos no valor que normalmente é consumido por taxas de tributação.

 

A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas participantes comercializam produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia.

 

Santana FM Com o Tempo/Uai