Itaúna participará da 21ª edição da Semana Nacional de Museus, que em 2023 traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.
O objetivo é destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, oferecerá a seguinte programação:
– De 15 a 19/05 (segunda a sexta-feira) – trabalho sobre os bens patrimoniais na oficina cultural de Desenho Artístico;
– Dia 17/05 (quarta-feira) – Roda de Conversa via Google Meet: “Arte e patrimônio como ferramentas de auxílio ao bemestar”;
– Dia 19/05 (sexta-feira) – Evento de inauguração da exposição Religare, com programação especial na Praça da Estação, com intervenções artísticas organizadas pelo Sarau Maria Esther Matos e pelo Coral Una Voz
– Dia 20/05 (sábado) – Museu aberto durante o sábado para o 1º dia oficial de exposição. A exposição contará com mais de 70 imagens sacras em gesso, peças da umbanda e do candomblé, oratórios, objetos litúrgicos antigos, painéis que contam a história dos patrimônios que remetem ao tema, e muito mais. A proposta é apresentar a cultura da religiosidade itaunense e da região ao longo dos tempos, contando a história através de peças sacras pertencentes e também doadas ao acervo do Museu.
Além destes, haverá postagens nas redes sociais e atendimento à demandas quanto ao tema proposto em 2023.