Serviços terão alteração no atendimento em razão do feriado

6/09/2023 | Itaúna

As áreas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes – Foto Santana FM

 

 

Com o feriado da Independência do Brasil nesta quinta-feira 07/9, alguns serviços terão seu funcionamento alterado.

 

A Prefeitura de Itaúna terá ponto facultativo para os funcionários públicos da administração direta e indireta no dia 08/9 sexta-feira.

 

A medida não se aplica aos serviços essenciais de urgência da saúde, abastecimento de água, limpeza, coleta e processamento mecânico de lixo, das praças de esporte, do Terminal Rodoviário, vigilância patrimonial, cemitérios e de algum outro setor, caso seja necessário, cujo expediente será normal.

 

Os contribuintes que possuírem débitos com vencimentos nas datas previstas, poderão sem qualquer ônus, fazer o pagamento no primeiro dia útil seguinte.

 

Saúde

 

Na sexta-feira 08/9, pós-feriado do Dia da Independência, as Unidades de Saúde estarão fechadas, devido ao ponto facultativo.

 

Apenas o Posto Central estará aberto, das 7h às 16h, para consultas médicas, vacinas, curativos e teste do pezinho. Estarão em trabalho, à disposição da comunidade, um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem. e um agente comunitário de saúde.

 

O Posto Central fica na Rua Zezé Lima, nº 631, no Centro. O telefone é o 3249 – 9846.

 

Bancos

 

As agências bancárias ficarão fechadas para atendimento presencial ao público neste feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência. Nesta quarta-feira 06/9 e na sexta 08/9, as agências funcionam normalmente.

 

De acordo com, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no sábado 09/9 e no domingo 10/9, as áreas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes, como também os canais digitais e remotos – sites e aplicativos – para transferências e pagamento de contas.

 

A Febraban informou ainda que as contas de consumo, como água, energia e telefone, além dos carnês com vencimento no dia 7, poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado.

 

“Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico das instituições”, disse a Febraban.

 

Em relação aos boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, eles poderão ser pagos por meio de DDA (Débito Direto Autorizado).

 

Correios

 

As agências dos Correios estarão fechadas no feriado e só reabrirão na sexta-feira 08/9, em expediente normal, das 9h às 18h.

 

Algumas agências de postagens dos Correios funcionam em horário reduzido aos sábados, mas é necessário confirmar o funcionamento diretamente na unidade de interesse.

 

Lotéricas

 

As lotéricas têm autonomia para decidir se vão abrir durante o feriado ou não, segundo informou a Caixa Econômica Federal. Quem precisar de algum serviço de lotérica deve checar se a unidade mais próxima vai abrir ou não antes de ir presencialmente até a alguma unidade física.

 

INSS

 

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social- INSS também ficam fechadas apenas nesta quinta, retornando no dia seguinte 08/9. A Central Telefônica 135 também não funcionará no feriado para atendimento humano, mas será possível navegar pelos serviços automatizados, nas opções do menu inicial na Unidade de Resposta Audível (URA).

 

Os cidadãos podem acessar mais de 100 serviços do INSS a distância e a qualquer hora pelo Meu INSS (aplicativo e site meu.inss.gov.br). Por meio do canal, é possível:

 

  • requerer benefícios;
  • emitir extratos;
  • cumprir exigências;
  • agendar atendimento presencial; e
  • tirar dúvidas sobre serviços e benefícios com a assistente virtual Helô.

 

 

 

Veja também