Para reduzir as filas no INSS, os servidores vão voltar a ganhar o bônus de produtividade.
A medida provisória que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em entrevista exclusiva à TV Brasil, disse que espera a adesão de até 5 mil servidores ao programa.
A ideia do bônus não é nova. Em 2019, ele foi dado aos servidores também para reduzir as filas na concessão de pensões e auxílios pelo INSS. Stefanutto explicou que, naquela época, o foco era, principalmente, as fraudes. Agora, a preocupação maior é o cidadão que está na fila à espera de uma resposta do Estado.
O bônus vai ser pago aqueles funcionários que trabalharem além da jornada regular na análise de requerimentos de benefícios e na realização de perícias médicas, principalmente, nos processos com mais de 45 dias ou com prazo final expirado.
O presidente do INSS afirmou que, até dezembro, pretende reduzir para no máximo 45 dias, as filas por benefícios, conforme prevê a legislação.
O programa vai durar nove meses, prorrogáveis por mais três. Quem é servidor administrativo do INSS vai receber bônus de R$ 68 por tarefa; e os médicos peritos, R$ 75 por perícia.
Quem quiser saber o tamanho e o perfil da fila do INSS, é só olhar no Portal da Transparência Previdência. O site é o gov.br/INSS