Shein fecha parceria com a Santanense

21/04/2023 | Itaúna

Santanense convive com boatos de fechamento desde 2020 – Foto Jornal Spasso

 

 

A Shein, gigante asiática de e-commerce, fechou parceria com duas companhias de tecidos de Minas Gerais.

 

O acordo, firmado com a Coteminas e a Santanense, foi tornado público nesta quinta-feira 20/4, em fato relevante divulgado pela Springs Global, empresa controladora das fabricantes mineiras.

 

A divulgação da parceria ocorre no mesmo dia em que a gigante asiática anunciou que irá investir R$ 750 milhões no Brasil nos próximos anos.

 

A ideia da companhia é estabelecer uma rede com milhares de fabricantes do setor têxtil no país.

 

Segundo o documento publicado pela Springs Global, o memorando assinado com a Shein envolve o financiamento da varejista asiática para “reforço de capital de trabalho” das duas companhias brasileiras.

 

Inclui ainda contratos para exportação de “produtos para o lar” e esforços para que 2 mil dos confeccionistas das empresas brasileiras passem a ser fornecedores da asiática “para atendimento do mercado local e regional”.

 

Fundação da Santanense

 

A Cia. Tecidos Santanense nasceu em 23 de outubro de 1891 – Foto Jornal Folha do Povo

 

 

A Cia. Tecidos Santanense nasceu em 23 de outubro de 1891, no Arraial de Sant’Anna de São João Acima, (hoje Itaúna), sob a liderança de Manuel José de Sousa Moreira. Nesta época, os padrões e os tecidos da moda vinham da França: para os homens, ternos pesados e sóbrios; para as mulheres, os vestidos de passeio ganhavam enfeites drapeados nos quadris.

 

Em setembro de 1895 a Santanense iniciava as atividades com 120 funcionários e uma produção mensal de 40 mil metros em 32 teares. “Independência” foi o nome dado ao primeiro tecido saído dos teares da Santanense.

 

Investimentos no Brasil

 

Shein fecha parceria com empresas de tecidos de MG Foto Shein

 

A ideia da varejista é fornecer tecnologia e treinamento a fabricantes brasileiros para que eles atualizem seus modelos de produção e adotem um formato sob demanda da companhia asiática.

 

“A Shein (…) anuncia hoje que fará um grande investimento no Brasil, a fim de tornar o país um polo mais moderno de produção têxtil e de exportação para a América Latina”, disse, em comunicado divulgado nesta quinta-feira.

 

Segundo a empresa de e-commerce, cerca de 85% de suas vendas no Brasil deverão ser de fabricantes e vendedores regionais até o final de 2026.

 

As medidas surgem após a polêmica em torno da ação do governo para pôr fim à isenção tributária para encomendas internacionais de até US$ 50 entre pessoas físicas, o que poderia ameaçar o reinado das empresas de comércio eletrônico asiáticas como Shein e Shopee no Brasil.

 

Com a repercussão negativa, o governo voltou atrás na decisão.

 

Anúncio de Haddad

 

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), havia anunciado mais cedo que a Shein pretende nacionalizar 85% das vendas em até quatro anos.

 

“Os produtos serão feitos no Brasil. Eles próprios vão dar os números de investimento mais tarde”, disse o ministro.

 

Além disso, a plataforma se comprometeu a aderir ao plano de conformidade da Receita Federal e “normalizar as relações com o ministério da Fazenda”, continuou Haddad.

 

“Se a regra valer pra todo mundo, eles absorverão os custos dessa conformidade, não repassarão.”

 

Segundo Haddad, essa movimentação vai trazer investimentos para o país e equilibrar as condições de produção e comércio para varejistas nacionais e internacionais.

 

Com informações do G1 

 

 

 

 

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