SMS em nome de bancos que direciona para número 0800 é golpe para roubar dados

16/07/2022 | Brasil

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica que este tipo de golpe faz parte do chamado “phishing” – Foto Reprodução Arquivo Pessoal/ Divulgação

 

Um SMS enviado por um “short code” – números de cinco a seis dígitos normalmente utilizados por grandes empresas -, com o nome do banco que você possui conta e alegando que um empréstimo foi autorizado ou que uma transação ou Pix foi enviado, seguido de um número para contato com 0800. Tudo parece verídico, mas, na verdade, trata-se de um golpe que vem crescendo e levou bancos de todo o país a alertarem seus usuários.

 

A expertise dos criminosos chama atenção, até mesmo por, ao ligar no telefone, a vítima ouvir rapidamente um atendimento eletrônico e, em seguida, a pessoa do “falso telemarketing” atender citando o nome do banco. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica que este tipo de golpe faz parte do chamado “phishing”, ou, pescaria digital.

 

“É uma fraude eletrônica cometida pelos fraudadores (engenheiros sociais) que visa obter as senhas e dados pessoais do usuário. A forma mais comum de um ataque de phishing são as mensagens em e-mails, SMS, aplicativos de mensagens como WhatsApp, redes sociais que induzem o usuário a clicar em links maliciosos ou a ligar para um número”, explica.

 

A assessoria de imprensa do Banco do Brasil explicou que, quando a pessoa entra em contato com o 0800, o golpista induz a pessoa a fornecer informações ou executar alguma ação, normalmente para obter senhas, números de cartões de crédito e tokens de autentificação para operações financeiras.

 

“O criminoso, por exemplo, informa a vítima que irá cancelar os cartões da conta e pede o número do cartão de crédito. Em alguns casos, o falso atendente ainda solicita o endereço para retirar o cartão ‘cancelado’, no já conhecido golpe do motoboy”, completa a instituição.

 

Por O Tempo

Veja também