Suspeito de sequestrar mãe e filho é preso na manhã desta quinta (06)

Foto: Jornalismo Santana FM/Suspeito de sequestrar mãe e filho é preso na manhã desta quinta (06)

Alisson Eustáquio*

A Polícia Militar junto com a Polícia Civil prenderam na manhã desta quinta (06) o suspeito de sequestrar uma mulher e seu filho no último sábado (1º) no centro de Itaúna. O homem foi encontrado em um motel da cidade, junto com duas adolescentes que vieram do Espírito Santo. O rapaz foi preso e as adolescentes foram apreendidas.

Foto: Jornalismo Santana FM/ Foram encontrados com o suspeito três celulares, a replica de uma semiautomática e a blusa usada no sequestro de sábado (1º)

A PC já havia identificado o homem de 43 anos e estava à procura do suspeito. Porém, na manhã desta quita (06) um homem tentou assaltar uma mulher que estava dentro de seu carro na Rua Zezé Lima no centro. A mulher começou a gritar e com isso pessoas que passavam pelo local se aproximaram e o homem fugiu.

A Polícia Militar foi acionada e começou rastreamento na região para tentar encontrar o homem. A PM chegou a um motel que fica na MG-050 onde encontrou o homem com duas adolescentes de 14 e 15 anos, além de uma réplica de pistola semiautomática. Com isso, foi feita a identificação de Caio Roberto Silva de 43 anos, como sendo o autor do sequestro do último sábado (1º).

O delegado da Policia Civil de Itaúna Jorge Mello em entrevista ao Jornalismo Santana FM explicou como foram feitas as investigações.

“Houveram dois casos anteriormente na sexta feira passada e no sábado, e, desde então a equipe de policiais dessa delegacia, os investigadores começaram os trabalhos. Buscando imagens do circuito de câmeras em residências, em lojas e tiveram êxito em encontrar uma imagem muito boa em uma loja que ele passou e fez uma compra de um relógio. Com essa imagem nós podemos fazer uma série de reconhecimentos por parte das vítimas, de testemunhas e também no sistema penitenciário. Porque tem um álbum de fotografia de quem passaram pelo sistema penitenciário ou ainda estão nesse sistema. Então nós conseguimos identificar esse autor, como sendo já egresso da penitenciária da Nelson Hungria de Belo Horizonte, sendo natural de lá e tendo passagem pela mesma modalidade de crime. Então as informações que a gente tinha foram batendo e chegamos ao final de tudo, que tratava-se todos os crimes perpetrados por ele e de fato era aquela pessoa que era autor desses crimes. Então nós arrumamos a documentação toda para poder pedir a prisão preventiva. Foi pedida, mas nós ainda não tínhamos o mandado. O mandado ainda estava por vim e surpreendentemente ele voltou a cidade para praticar mais crimes e estava na companhia de duas adolescentes que ele trouxe ontem do Espírito Santo, então assim foi preso dentro do motel com essas meninas e foi conduzido a delegacia onde será autuado em flagrante”, disse Jorge.

O delegado ainda relatou o homem agia com as vítimas que eram sempre mulheres.

“Ele abordava uma mulher, geralmente sozinha ou no máximo com um acompanhante menor, frágil, incapaz de uma reação e obriga ela ir ao banco do passageiro. Ele conduz o veiculo e leva geralmente ao banco ou em outra cidade no mesmo estabelecimento onde ela tenha conta para poder fazer o saque e obter o recurso que é o objetivo dele, dinheiro”, conta o delegado.

O homem será autuado em mais um crime, por ter corrompido as menores para ajudá-lo na ação.

“No primeiro momento nós vamos verificar a adequação típica desse crime se vai se tratar de um roubo ou sequestro relâmpago, além disso nós estamos também analisando as possibilidades de autua-lo por corrupção de menor, já que pelo menos em tentativa, a intenção dele era usar essas menores para cometer outros crimes. Então ele estava corrompendo-as”, conclui o delegado.

O suspeito

Caio Roberto Silva de 43 anos é natural de Belo Horizonte. Já esteve preso na penitenciária de Nelson Hungria na capital mineira e respondeu pro latrocínio.

Em Itaúna o homem tem uma ex esposa e uma filha. O homem também tem uma casa no Espírito Santo.

Após cometer os crimes na última sexta e sábado, o homem saiu da cidade. Voltou nessa madrugada onde tentou se hospedar em um hotel, mas não conseguiu. Com isso foi para um motel nas margens da MG-050.

As adolescentes

As duas adolescentes de 14 e 15 anos vieram do Espírito Santo para ajudar Caio nos crimes. Segundo a Polícia Civil elas iriam comprar produtos tanto com o dinheiro, quanto com os cartões de crédito das vítimas, enquanto o rapaz estaria mantendo as mulheres sequestradas, presas.

Entenda o caso

Na última sexta (29) o homem sequestrou uma senhora. Ele levou a mulher para a cidade de Itatiaiuçu e a obrigou a sacar dinheiro em sua conta bancária. Por ser mais velha, a mulher não se lembrava dos números e senha necessária para retirar o dinheiro. Com isso o autor chegou a ameaçar a mulher de morte.

Sem êxito na ação, o homem fugiu levando alguns pertences da senhora. Com um cartão de crédito furtado pertencente a mulher, o homem foi até uma loja e comprou um relógio.

No sábado (1º), por volta das 8h, uma mulher de 44 anos e seu filho de 10 anos, estavam chegando a um edifício, onda a mulher trabalha, quando foram surpreendidos por um assaltante armado. As vítimas foram encontradas em Itatiaiuçu. O suspeito ainda não foi localizado.

A mulher chegava para trabalhar no prédio onde tem um escritório de contabilidade. O seu filho de 10 anos estava no banco de trás do pick-up. Assim que a mulher entrou no estacionamento, um homem chegou armado. Apontando a arma para a vítima, ele mandou que ela trocasse de lugar para dirigir. Em seguida, o suspeito saiu do estacionamento, fazendo mãe e filho de reféns.

De acordo com a Polícia Civil que estava investigando o caso, a pick-up das vítimas levada pelo assaltante estragou durante a fuga. Mesmo assim, o criminoso manteve a mulher e o filho dela reféns e ainda obrigou a vítima a ligar pedindo ajuda para uma amiga, que não teve a idade divulgada e está grávida de dois meses. Ao chegar ao local, essa terceira vítima também foi rendida pelo assaltante.

O criminoso, então, abandonou a pick-up e roubou o carro da terceira vítima, seguindo com os três reféns para a cidade de Igarapé, a cerca de 70 km de Itaúna. Lá, ele sacou R$ 2 mil da conta da mulher de 44 anos em um caixa eletrônico. Segundo a Polícia Civil, o ladrão também pegou R$ 400 em dinheiro que estavam na bolsa da mulher e da amiga dela.

Em seguida, o criminoso parou o carro em uma estrada de terra e abordou o primeiro veículo que passou pelo local, afirmando que estava viajando com sua família e que o carro deles havia estragado. De acordo com a PM, o criminoso pediu ao motorista abordado que levasse as mulheres para Itatiaiuçu e fugiu.

A Polícia Civil autorizou o uso da imagem do suspeito em decorrência de ter outras possíveis vítimas do homem.

*Estagiário supervisionado por Paloma Guimarães

%d blogueiros gostam disto:
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux