
Em videos divulgados nas redes, é possível ver o animal em meio aos carros e populares – Foto Redes Sociais
Um tamanduá-bandeira foi flagrado “passeando” em ruas dos Bairros do Irmãos Auler e Leonane em Itaúna. Segundo os moradores, o animal foi visto em dois mementos na manha desta sexta-feira 07/2. Primeiro atravessando a linha férrea no Leonane.
Conforme o Corpo de Bombeiros, duas equipes estiveram no na região percorrendo as ruas. A primeira as 05h43 e a segunda as 08h17.
Os militares ouviram vários moradores, sendo informado que o animal teria seguido sentido ao rio São João.
Em videos compartilhados nas redes, é possível ver o animal na praça do Leonane, atravessando a linha do trem e ruas, em meio aos carros e populares.
Apesar do flagrante do “passeio”, o Corpo de Bombeiros informaram que o animal não foi localizado pelas equipes.
📹 Redes Sociais
Tamanduá-bandeira
O tamanduá é um mamífero de grande porte presente em todos os biomas brasileiros, mas é importante respeitar o espaço dele, mantendo distância.
Apesar de não serem animais agressivos, eles se defendem quando se sentem ameaçados. Os tamanduás são os únicos mamíferos terrestres que não possuem dentes.
Seu comprimento da cabeça e corpo é de 1 a 1,2 metro. Só de focinho, são quase 45 centímetros e tem ainda a cauda, com 60 a 90 centímetros. A cauda tem pelos longos que formam uma espécie de bandeira, o que serviu para a adjetivação do nome.
O tamanduá é um animal de hábitos diurnos, normalmente vagaroso, mas quando perseguido pode fugir em galope. O melhor sistema de alerta do tamanduá-bandeira é o olfato, esse sim, apuradíssimo.
Ao pressentir o perigo, ele faz uso de articulações extras e levanta as patas dianteiras, apoiando o peso num tripé formado pelas duas patas traseiras e a cauda. É a posição de defesa, mesmo assim o tamanduá-bandeira suporta certa proximidade com o homem, sobrevivendo em áreas de lavouras e até perto de cidades.