NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 15 de junho de 2021

Junho segue tendência de maio com volume de precipitação abaixo da média – Foto: Edson Ferraz/ Santana FM

 

 

O mês de maio chegou ao fim e mais uma vez o volume chuva ficou abaixo do esperado no Centro-Oeste de Minas Gerais. De acordo com o climatologista, Ruibran dos Reis, a precipitação média história na região é de 28,1 milímetros em maio. Porém, no mesmo mês de 2021 foi observado 6 milímetros. Uma diferença significante em relação ao esperado.

 

Além disso, junho deve seguir essa tendência de volume de chuva abaixo da média histórica em todas regiões de Minas Gerais também. Portanto, deve ser mais um mês com poucas chuvas e clima seco.

 

Contudo, a primeira semana de junho, com feriado de Corpus Christi, já apresenta uma probabilidade alta de aumento de nebulosidade na região do Centro-Oeste de MG. Segundo o especialista, uma nova frente fria chegou no litoral de São Paulo e começou a organizar nuvens altas em Minas Gerais. Confira a previsão do tempo para a semana do feriado de Corpus Christi.

 

Primeira semana de junho

 

Os primeiros dias de junho devem ser nublado e com pouca chuva, na região. Se houver organização de chuva, deve ser na segunda-feira (31) e na terça-feira (1º), com pancadas à tarde e à noite. As temperaturas podem variar entre 13°C e 32°C. O termômetro deve registar o pico mais alto em Pompéu e o menor em Divinópolis.

 

Reis afirmou que a umidade do ar deve ficar entre 35% e 75%, o que é considerado estado de atenção. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade fique entre 60% e 80%. Nesses casos, é recomendado tomar bastante água, evitar banhos quentes e prolongados, realizar atividades esportivas antes das 10h ou depois das 16h.

 

Corpus Christi

 

O feriado religioso ocorre na quinta-feira (3) e deve ter sol com nuvens. Divinópolis fica com temperaturas entre 14°C e 31°C no feriado nacional. Além disso, não deve ter organização de chuvas durante o dia todo.

 

Previsão em algumas cidades

 

Itaúna 14ºC – 30ºC

Pará de Minas 14ºC – 30ºC

Divinópolis 13ºC – 31ºC

Nova Serrana 15ºC –  30ºC

 

Por G1