Temporal alaga ruas e arrasta veículos em Belo Vale

20/11/2023 | Itaúna, Minas Gerais

 

Um homem tenta salvar o veículo em meio ao alagamento da rua – Foto Redes Sociais

 

 

Uma chuva forte deixou ruas alagadas e arrastou carros, na noite deste domingo 19/11, em Belo Vale, na Região Central de Minas Gerais.

 

Imagens mostram as ruas completamente alagadas com veículos boiando, enquanto alguns moradores se arriscavam na tentativa de salvar carros e outros objetos.

 

Casas e lojas também foram invadidas pela água.

 

O governo do estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), informou que “a chuva causou pontos de alagamento e afetou comércios e residências localizadas na Avenida Paiva Lopes, no Centro de Belo Vale.

 

Falou, ainda, que a energia elétrica e o abastecimento de água não foram comprometidos, e que não existem comunidades ilhadas ou rodovias de acesso obstruídas.

 

Estragos e transtornos 

 

Veículos estacionados na avenida também foram atingidos. A água subiu rapidamente e atingiu a altura da metade do vidro de carros de passeio.

 

Em vídeos que circularam na cidade, é possível ver veículos sendo arrastados pela enxurrada. Pessoas se arriscam tentando impedir a movimentação dos veículos e também tentando salvar mesas, cadeiras e outros objetos.

 

 

Alagamento no Centro de Belo Vale – Foto Redes Sociais

 

 

Em outro momento, um caminhão estacionado aparece cercado de água por todos os lados. Um morador filma o céu e é possível ver muitos raios enquanto a chuva cai. Esse mesmo morador mostra sua casa. A entrada está totalmente alagada e ele parece estar em um segundo andar, mas a água segue subindo.

 

O morador Altair Ribeiro de Andrade, proprietário do hotel Vale da Serra, contou à reportagem que a água á baixou na cidade.

 

“A chuva durou cerca de 40 minutos e caiu muita água”, disse.

 

O hotel fica na rua Tupinambás, próximo à Av. Paiva Lopes. Dali, ele disse que foi possível ver a água subindo, havia muita terra na avenida.

 

No entanto, as proximidades da rodoviária da cidade tiveram mais estrados. O morador diz que a informação que circula na cidade é de que o asfalto foi arrancado e há crateras na avenida.

 

Muita chuva em pouco tempo

 

Dados do portal do Inmet apontam que, entre 20h10 e 21h30 houve uma grande quantidade de chuva na cidade, cerca de 30mm no total. A grande quantidade de água em pouco tempo causou alagamentos.

 

Até o momento, 100 pessoas foram afetadas, considerando proprietários de comércios, residências e veículos. Apesar disso, até agora não há confirmação de pessoas desabrigadas ou desalojadas.

 

*Com informações do G1/ Itatiaia 

 

 

 

 

Veja também