Teófilo Otoni decreta situação de emergência após temporal

22/08/2023 | Minas Gerais

A cidade registrou vários pontos de destruição durante o temporal de segunda 21/8 – Foto Redes Sociais

 

 

A cidade de Teófilo Otoni, na região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, decretou situação de emergência por causa do temporal da última segunda-feira 21/8.

 

A cidade mineira foi que a registrou o maior volume de chuva entre os municípios do Brasil nas últimas 24h.

 

De acordo com o Instituto Nacional Meteorologia (Inmet), foram 34,4 mm até às 8h desta terça-feira 22/8. A medição foi quase o dobro da cidade de Una, na Bahia, que ficou em segundo lugar, com 17,6 mm.

 

“Fica decretada situação de emergência no município de Teófilo Otoni em razão das fortes e intensas chuvas com granizo que se abateram sobre diversas áreas do nosso município durante a tempestade ocorrida neste dia 21 de agosto de 2023, que ocasionou deslizamento de solo, destelhamentos, tombamentos de árvores, enxurradas e alagamentos”, diz o texto do decreto 8.448/2023, assinado pelo prefeito Daniel Batista Sucupira.

 

Municípios da região do Vale do Mucuri registraram uma forte chuva de granizo na noite de segunda-feira (21). Em Teófilo Otoni, os bombeiros atenderam diversos chamados, entre eles de queda de árvores. Segundo a prefeitura, foram registradas cerca de 50 ocorrências durante o temporal, incluindo pontos de alagamentos, riscos de desabamento e quedas de árvores que obstruíram vias.

 

“A Defesa Civil e as secretarias de Serviços Urbanos, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Agropecuária, entre outros setores, estão atuando no atendimento das emergências, na desobstrução das ruas e permanecem de prontidão”, publicou a prefeitura, em nota.

 

Duas pessoas ficaram feridas durante a chuva. Ainda segundo a administração municipal, 50 famílias foram desalojadas, sendo acolhidas por amigos ou familiares.

 

Ao todo, 350 pessoas foram impactadas. A orientação da prefeitura é de que se ocorrerem deslizamentos, rachaduras e desabamentos, a população deverá entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelo número (33) 98854 – 6946.

 

 

 

Veja também