Terceira unidade do CRAS é inaugurada em Itaúna

Terceira unidade do CRAS é inaugurada em Itaúna

Jornalismo Santana FM

Foi realizada na tarde da última quarta-feira (05), a cerimônia de inauguração do Centro de Referência em Assistência Social Antônio Augusto de Lima Coutinho, o CRAS Dr. Coutinho. A instalação da terceira unidade do serviço em Itaúna está em conformidade com a proposta da administração municipal, de ampliar o atendimento às pessoas em vulnerabilidade. A previsão é de que o novo CRAS, localizado na rua Professor Francisco Santiago, 198, contemple famílias de aproximadamente 20 bairros próximos à região central.

A atuação da equipe do Centro de Referência em Assistência Social tem como foco principal o fortalecimento de vínculos e a criação de condições para melhorias na qualidade de vida da população. Acolhimento, oficinas, acesso facilitado a documentos, como carteira de identidade, certidões de nascimento e casamento, para os inscritos no Cadastro Único, além de muita atenção, aconselhamento e inclusão fazem parte do dia a dia no local.

“Nós nos dispusemos a trabalhar pelo povo itaunense. E é isso o que estamos fazendo, com ações que gerarão reflexos positivos. É uma grande satisfação entregar o CRAS 3, que, temos certeza, garantirá melhorias para muita gente. E prestamos hoje uma justa homenagem ao Dr. Coutinho, que foi médico, prefeito e, acima de tudo, um humanista. Agradeço a todos os envolvidos, que não mediram esforços para concretizarmos esse projeto”, afirmou o secretário de Assistência Social, Élvio Marques.

O vereador Anselmo Fabiano prestigiou a solenidade e fez uso da palavra para elogiar a iniciativa e lembrar a importância dela para o enfrentamento às desigualdades.

“Itaúna está evoluindo e em situação muito melhor que vários municípios da região, como pude comprovar em visitas recentes a outras localidades. E isso é consequência de uma gestão séria e responsável. Essa unidade inaugurada hoje é mais uma prova do compromisso do atual governo com a sociedade”, salientou.

Familiares do homenageado também compareceram. Uma das netas, Mônica Coutinho Ferreira, fez emocionado discurso, destacando características do avô, como a dedicação ao próximo.

“Fico muito feliz em estar aqui, nesta casa onde passei minha infância e aprendi muito, principalmente a compartilhar, a doar, a ajudar aos que mais precisam. E esse é o propósito do CRAS. Então, uma alegria imensa ver o nome dele aqui”, comentou.

Filho de Dr. Coutinho, Evandro Enéas Chaves Coutinho também aproveitou para agradecer a honraria concedida ao pai.

“É uma grande satisfação saber que ele foi lembrado em algo tão grandioso”, falou.

O prefeito Neider Moreira lembrou medidas essenciais adotadas por Dr. Coutinho, no período em que esteve à frente da Prefeitura, entre 1947 e 1951, como a implantação de projeto para viabilizar o saneamento básico na cidade.

“Um homem visionário, à frente do seu tempo. Preocupado com as causas sociais e empenhado em contribuir com a construção de uma sociedade melhor. E é isso o que precisamos, criar meios para melhorar a vida da comunidade como um todo. Essa é a nossa proposta e, apesar de todas as dificuldades enfrentadas neste ano, especialmente por causa da dívida do Estado com Itaúna, que chegou a R$ 24 milhões, conforme atualização nesta tarde, obtivemos muitas conquistas, temos as contas saneadas e faremos muito mais”, declarou o chefe do Executivo.

Neider lembrou ainda a legislação federal, que prevê duas unidades do CRAS para municípios que têm entre 50 e 100 mil habitantes.

“Até 2017, Itaúna tinha apenas uma, na Vila Tavares. Inauguramos a segunda no Morada Nova, no ano passado, que recebeu o nome do grandioso Francisco Ramalho. E agora entregamos a terceira. Não só cumprimos a lei, como descentralizamos a assistência prestada a essas pessoas que tanto precisam de apoio”, completou.

Centro de Convivência

Na ocasião, foram entregues também as melhorias realizadas no espaço destinado ao Centro de Convivência do Idoso Maria Cândida da Silva, que, localizado no mesmo endereço, ganhou nova recepção, cozinha, sala para os encontros e salão. Hoje, o local oferece oficinas de ginástica, artesanato, crochê, dança, informática, entre outras atividades.

 

%d blogueiros gostam disto:
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux